Futuros engenheiros realizam trote solidário

Os estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acharam um jeito mais útil de receber os calouros do curso. Ao invés do trote convencional, onde o calouro abusa do novo colega, o Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná (Daep) promoveu ontem seu trote solidário. A ação foi voluntária e resultou na pintura externa do Centro da Juventude Estação Barigüi, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Cerca de 20 calouros, além dos veteranos – que neste tipo de trote também participam -, lixaram e pintaram o prédio da instituição. Logo pela manhã, já era grande a movimentação. A caloura Fernanda Machado Basílio, 18 anos, participou e gostou. “É um trote mais humano”, afirmou, destacando que os estudantes acabam usando suas energias para fazer algo útil. Ela lembrou que por se tratar de um curso de Engenharia Civil, pintar um prédio é bom. “A gente acaba convivendo um pouco com o ambiente de trabalho na prática, vendo a maneira como as coisas são feitas”, disse.

O presidente do Daep, Leandro Mugnol, contou que esta é a primeira vez que o trote solidário é realizado. Ele disse que a idéia é que os alunos que hoje são calouros formem uma mentalidade de ajuda e em anos futuros voltem a promover ações sociais como trote. “Conseguimos patrocínio com a Prefeitura de Curitiba e com lojas de material de construção”, lembrou, destacando que seriam gastos 150 litros de tinta na pintura, além de massa corrida e lixas.

Fora pintura, o trote solidário também irá beneficiar os alunos da creche de outra maneira. “Vamos entregar seiscentos livros às crianças, frutos de doação da DPaschoal”, revelou.

Além dos estudantes, o Grupo de Voluntários Cidadania e o Grupo de Escoteiros ADC Siemens também ajudaram na pintura. Essa e outras ações voluntárias realizadas na cidade fizeram parte do Dia Global do Voluntariado Jovem.

Voltar ao topo