Funpar atende mais 60 pessoas em Matinhos

Até o próximo mês de fevereiro os voluntários do programa AMO, da Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura ? FUNPAR, terão atendido cerca de 400 moradores de Matinhos. São pessoas carentes com algum tipo de problema de visão que recebem todo o atendimento, desde a consulta inicial, até óculos.

O atendimento é realizado por meio de uma parceria com a Prefeitura do Município de Matinhos, coordenado pelo ex-vereador Sapinho e com total apoio do prefeito Xiquinho. O último atendimento foi realizado ontem (18) e beneficiou cerca de 60 pessoas com mais de 50 anos.

É o caso do aposentado Ailson Moreira dos Santos, de 60 anos, que conta que nunca precisou usar óculos, "mas com a idade o braço da gente começa a ficar curto", brincou, "e ai a gente precisa buscar recursos. E esse trabalho feito aqui pelo pessoal da universidade, com ajuda do Sapinho, é sensacional. Eu nunca imaginei ter um atendimento assim, e de graça", reconheceu.  

O coordenador do projeto, em Matinhos, ex-vereador Sapinho, explicou que o tratamento é completo. "A funpar faz desde a consulta até procedimentos cirúrgicos e doação de medicamentos e óculos. Além disso, as pessoas com problemas oftalmológicos mais complexos que necessitem de tratamento clínico ou cirúrgico são encaminhadas para o atendimento, via SUS, no Centro de Visão do Hospital de Clínicas, em Curitiba".

O atendimento é agendado diretamente no Hospital Navegantes e a cada visita dos voluntários entre 50 e 100 pessoas carentes são atendidas. "O projeto oferece serviços de qualidade e recursos materiais de última geração, permitindo aos pacientes, igualdade de direitos no acesso ao atendimento em um espaço diferenciado de qualidade, conforto e higiene", conforme explicou a gestora do projeto Eroni G. Ito.

Voltar ao topo