Após incêndio

Funcionários da Repar ameaçam entrar em greve

Os funcionários da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, sinalizam que podem entrar em greve até o fim desta semana. Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro), a greve será decida em assembleias na próxima quinta (5) e sexta-feira (6).

Os funcionários reclamam de falta de segurança, principalmente após as explosões e o incêndio na Unidade de Destilação (U-2100) ocorridos na última quinta-feira (28). O sindicato afirma que a empresa tenta retomar as atividades na U-2100 o mais rápido possível e para isso “toma atitudes que colocam em risco a vida dos trabalhadores.” Segundo o Sindipetro, não foram feitas investigações sobre o acidente e não há confirmação de que a estrutura ainda ofereça segurança para quem estiver no local.

Em nota envia à imprensa na sexta-feira passada (29), a Petrobras afirmou que a Unidade de Destilação sofreu um princípio de incêndio rapidamente contornado. Na terça-feria, o Sindipetro rechaçou a nota da empresa e declarou que a Petrobras tentou minimizar o acidente. O sindicato publicou na internet um vídeo com imagens do incêndio na Repar. O Sindipetro busca agora a interdição dos trabalhos de recuperação da U-2100 como forma de garantir a integridade física dos trabalhadores. A decisão será da Superintendência Regional do Trabalho.

A Petrobras foi procurada pela reportagem do Paraná Online para comentar o assunto, mas não retornou os contatos.

Confira no vídeo imagens do incêndio.