Funcionários da Cal Forte obtêm vitória judicial

O juiz da Vara do Trabalho de Colombo deu parecer favorável aos funcionários da empresa SJB Indústria de Cal e Calcário Ltda., de nome fantasia Cal Forte, que fechou suas portas na semana passada. Cerca de 400 trabalhadores estão com dois meses de salário atrasado, sem receber o fundo de garantia desde janeiro e com outros pagamentos feitos com cheque sem-fundo.

Desde quarta-feira passada, grupos de funcionários fazem uma mobilização em frente à sede da empresa, no município de Almirante Tamandaré, para impedir que bens sejam retirados do local. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cimento, Argamassa, Cal e Gesso do Paraná, Manoel Vaz de Oliveira, a decisão do juiz é o primeiro passo para que todas as dívidas trabalhistas sejam resolvidas.

Ele também informou que um oficial de Justiça foi até o local e avaliou todos os bens da empresa: “O grupo de funcionários continua com a mobilização até que todo o problema seja solucionado. Mesmo após a avaliação, é preciso saber quais equipamentos e máquinas estão em leasing (sistema de empréstimo), pois estes não serão inseridos no valor total do arresto, que deverá cobrir todas as dívidas da empresa”, disse.

Manoel também destacou que ainda nesta semana o sindicato vai entrar com ações trabalhistas para garantir o pagamento do FGTS e dos 13.º salários atrasados. “São direitos de todos os funcionários. Acredito que até quinta-feira todos os processos já estejam catalogados pelo sindicato, para que possamos entrar com as ações”, afirmou.

O sindicato acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) na semana passada.

Voltar ao topo