Fumantes poderão fazer teste gratuito nos pulmões

Fumantes ativos e passivos que têm curiosidade de saber como o tabagismo está afetando seus pulmões podem fazer hoje um teste gratuito de monoximetria, das 9h às 17h, na Boca Maldita. A atividade faz parte da programação da Secretaria Municipal da Saúde relativa ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. O objetivo é sensibilizar o público para a toxicidade do cigarro e mostrar as alternativas existentes para beneficiar não só quem fuma mas também as pessoas no seu entorno.

“O fumante pode procurar a unidade de saúde perto da sua casa e se informar sobre o grupo de apoio mais próximo. Já quem não fuma mas conhece pessoas que usam cigarro têm o dever de repassar essa dica. Reduzir esse vício e seus efeitos é papel de todos”, diz a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, médica Cláudia Weingaertner Palm.

O nível de oxigenação do sangue dos fumantes só volta ao normal 8 horas após o último cigarro. “Na 14ª hora, os pulmões já funcionam melhor. Em dois dias, olfato e paladar se normalizam e, vinte dias depois, fica mais fácil respirar e a circulação melhora”, ressalta. Quem deixa o vício melhora muito a qualidade de vida. Um ano após a última tragada, o risco de morte por enfarte cai pela metade e, entre 5 e 10 anos, as chances de enfartar são semelhantes às observadas entre as pessoas que nunca fumaram.