Frota do Estado é a que mais comete infrações de trânsito

Desde 2004, quando o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) foi criado, o Paraná ocupa o primeiro lugar entre os estados com veículos licenciados que mais cometem infrações em outras unidades da federação. Responde por 19,33%, seguido de São Paulo com 15,94% e Minas Gerais com 15,42%. Também ocupa o terceiro lugar quando o assunto é o estado que mais tem recebido motoristas que não obedecem a legislação de trânsito.

Com o Renainf, as multas recebidas por motoristas em qualquer estado do País chegam até a casa do dono do veículo. Antes, os órgãos de trânsito não eram integrados e muita gente se aproveitava dessa situação para burlar a lei quando estava fora do seu estado. Desde 2004, já foram registradas 7.821.907 infrações. A Polícia Rodoviária Federal vem sendo o órgão que mais emite multas: foram 41,13% do total.

No fim do ano passado, o Renainf passou a cobrir todo o País, com a adesão do Estado do Tocantins. O Paraná integra o sistema desde a sua implantação e sempre liderou a lista de veículos que mais cometem infrações fora de seus domínios.

Em princípio, pode-se pensar que o motorista paranaense não é muito atento à legislação, mas segundo o coordenador de infrações do Departamento de Trânsito (Detran), Gustavo André Fatori, essa não é a realidade. Ele explica que as multas se referem apenas aos veículos emplacados no Estado, não aos motoristas. Ele diz que é comum que empresas de outras unidades federativas tenham filiais no Estado e façam o emplacamento aqui, já que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) é mais barato. Em São Paulo, por exemplo, os veículos de aluguel pagam 3% do valor do carro e, no Paraná, o valor cobrado é de 1%. Segundo Gustavo, a medida não é ilegal, já que a empresa possui uma sede aqui.

Gustavo também acha natural que o Paraná esteja em terceiro lugar, quando o assunto é número de infrações cometidas por motoristas de outros estados. Explica que a frota que circula pelo Paraná é muito grande, devido à proximidade com São Paulo e por ser a  ligação com a região Sul do País. Neste período, o estado que mais recebeu motoristas infratores foi São Paulo, com 28,44% das infrações, e o Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, com 5,56%.

O Renainf, além de ajudar a ter um controle maior sobre as infrações cometidas em todo o País, vem garantindo ao governo uma maior arrecadação. Desde 2004, já são mais de R$ 1 bilhão em multas. No Paraná, em 2007, só o Detran conseguiu recolher R$ 29 milhões em multas atrasadas, aplicadas desde 2004 pela PRF. Os motoristas tiveram que pagar suas dívidas porque o Renainf atrelou o licenciamento anual dos veículos à quitação dos valores devidos por infrações. O excesso de velocidade corresponde  42,9% das autuações.

Voltar ao topo