Frio toma conta de todo o Paraná

Podem tirar os casacos, luvas e cachecóis do armário que o frio chegou ao Paraná. Quem avisa é o Instituto Tecnológico Simepar, entidade que monitora a meteorologia no Estado. Ontem, a temperatura mais baixa foi registrada em Inácio Martins: 0ºC no início da manhã. Palmas também registrou a temperatura mais baixa do ano: 0,3ºC. A menor temperatura na Região Metropolitana de Curitiba foi registrada em Pinhais: 3ºC. Na capital, a mínima foi de 5ºC. Cidades mais quentes como Foz do Iguaçu e Cascavel, no oeste do Estado, tiveram mínimas de 5,9ºC e 4,7ºC, respectivamente. Hoje a previsão é que o tempo continue limpo e gelado. As temperaturas só devem aumentar a partir de amanhã.

A queda nos termômetros foi reflexo de uma massa de ar frio que veio da Argentina e atingiu os três Estados do Sul. ?Como essa massa de ar é caracteristicamente mais seca, as condições atmosféricas favoreceram ao predomínio de sol em grande parte das regiões do Estado?, explicou o meteorologista do Simepar, Marcelo Brauer. Porém, com a circulação dos ventos, algumas cidades registraram chuvas fracas, o que também inibiu a possibilidade de geadas, que estavam previstas para as regiões centro, sul e parte do centro-leste. ?Devido ao vento, as geadas não ocorreram. Isso só vai acontecer quando o vento ficar mais calmo e as geadas deverão ser observadas em baixadas e fundos de vale?, afirmou Brauer.

Essas precipitações podem ocorrer hoje em regiões como Cascavel, Ponta Grossa e Guarapuava, onde as temperaturas devem variar entre 3ºC e 16ºC. Hoje, em Curitiba, os termômetros irão repetir os mesmos índices de ontem, com variação entre 5ºC e 15ºC. A partir de amanhã a previsão do Simepar é de elevação das temperaturas, com mínima de 13.ºC e máxima de 24ºC para a capital, e 16ºC e 27ºC no litoral.

Demais estados

A manhã de ontem foi a mais gelada do ano em oito estados brasileiros. A forte massa de ar frio fez a temperatura despencar nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, os termômetros caíram para abaixo de zero pela primeira vez no ano.

Em Erechim (RS), a geada cobriu os campos. Em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram -1,1ºC às 7h. Em São Joaquim, na serra catarinense, a temperatura chegou aos 4 graus negativos pouco antes do amanhecer.

Em Mato Grosso do Sul, onde a temperatura costuma passar dos 30ºC, foi difícil sair de casa ontem. Em menos de 48 horas, a variação da temperatura foi de 21ºC. Os termômetros de Campo Grande marcavam 9ºC.

Em Rondônia e no Acre, a temperatura também caiu. Em São Paulo, em vez de os termômetros subirem ao longo do dia, como é comum, eles baixaram gradativamente. A máxima de ontem foi registrada durante a madrugada, 18ºC.

Voltar ao topo