Frio típico de inverno no Estado

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, mas esta semana promete ser bem típica da estação em todo o Paraná até amanhã. Uma massa de ar polar, vinda da Argentina, está derrubando as temperaturas e deixando o tempo seco no Estado. Ela vem paralela a Cordilheira dos Andes e isso faz com que a massa atinja em cheio o Paraná.

O frio já deu mostras de sua força ontem, fazendo com que a mínima na capital paranaense atingisse 3º C. Nas ruas, era comum encontrar pessoas com cachecóis, toucas e roupas pesadas para suportar as baixas temperaturas que, associada ao vento, derrubava ainda mais a sensação térmica.

A temperatura mais baixa em todo o Paraná foi registrada na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde os termômetros chegaram a marcar -0,1ºC.

Hoje o frio deve ser ainda mais intenso. De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Reinaldo Kneib, a previsão é de que ocorra geada em praticamente todo o Estado.

“Com exceção do litoral e do extremo noroeste, as outras regiões do Paraná estão sujeitas à geada. Mesmo em lugares onde dificilmente faz frio, como Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina, os termômetros devem atingir temperaturas menores do que o normal”, avisa.

Kneib revela ainda que existe a possibilidade de que o dia de hoje supere a marca de – 2,5ºC, registrado ano passado. “A Lapa e a região centro-sul do Estado tem grandes possibilidades de ter uma temperatura menor do que a registrada em 2008. Caso não supere, acredito que pelo menos se iguale”, estima.

Em Curitiba, além da geada, há a possibilidade de que os termômetros marquem 0º C entre 6h e 7h. Quem precisa sair de casa nesse horário vai precisar retirar do guarda-roupa aquela peça em que só é utilizada em dias muito frios.

“É bom o pessoal se agasalhar bem ao sair de casa. Mesmo com o Sol, a máxima não deve passar dos 15º C. Ao menos, o vento vai diminuir”, diz o meteorologista.

À noite, para quem for acompanhar a partida entre Coritiba x Internacional (RS), no Couto Pereira, é bom se preparar para enfrentar o frio. No início do jogo, às 21h50, a temperatura deverá ser de 8º C e na saída, perto da meia-noite, os termômetros devem marcar 5º C.

Voltar ao topo