Frio não é desculpa para comer mais

No frio, é comum ouvir pessoas dizerem que sentem mais fome e necessidade de ingerir alimentos pesados. Segundo a nutricionista Dagmárcia David Tumeo, da Paraná Clínicas, em Curitiba, isto é normal, pois no inverno, o organismo tem maior gasto energético para conservar a diferença de temperatura interna do corpo em relação ao meio ambiente.

Porém, se a pessoa não se conscientizar, que em todas as estações do ano, deve manter uma alimentação saudável e equilibrada, o resultado pode ser obesidade e, como conseqüência, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, entre outros males. “As pessoas normalmente não engordam de um dia para o outro. Porém, se não mantiverem uma alimentação balanceada no frio, podem chegar ao verão com dois ou até três quilos a mais”, afirma Dagmárcia.

No calor, em que se costuma usar menos roupas, os quilinhos extras ganhos no inverno passam a ser levados em conta. Daí, começam as corridas às academias de ginástica e a procura por dietas milagrosas. “Sempre deve-se pensar primeiro na saúde e depois na forma física”, ensina. “Exercícios físicos devem ser realizados em todas as épocas do ano. Assim, passa a haver um equilíbrio entre o que a pessoa ganha e o que gasta de energia.” É preciso lembrar que também é difícil conseguir perder peso de uma hora para outra.

Dagmárcia explica que deve-se ter horários fixos para as refeições. É importante fazer, no mínimo, três refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar, intercaladas por lanches. Na hora da escolha dos alimentos, o melhor é deixar as gorduras de lado, escolhendo pratos com equilíbrio de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. “No café da manhã, em vez de optar por leite integral, é melhor que a pessoa tome leite desnatado ou chá”, exemplifica. “No jantar, no lugar das sopas cremosas, a base de creme de leite, o melhor é preparar uma sopa de vegetais, introduzindo farelos, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.”

Um dos pacientes de Dagmárcia, Teodoro Raicoski, de 43 anos, de Araucária, seguiu as recomendações da nutricionista. Ele conseguiu reduzir o peso de 113 para 79 kg em dois anos e meio de dieta.

Voltar ao topo