Frio não dá trégua em todo o Paraná

O frio intenso deve continuar em todo o Paraná, pelo menos nos próximos três dias. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a massa de ar polar que entrou no Estado na última quarta-feira e provocou geadas em quase todo o Paraná já foi para a Argentina, porém, uma nova massa deve chegar no próximo domingo e manter as temperaturas muito baixas. A cidade mais fria, ontem, foi Palmas, onde os termômetros marcaram -3,4ºC. Outros municípios também registraram temperaturas negativas, como Palotina (-0,8ºC), Toledo (-1,8ºC), União da Vitória (-1,1ºC) e Guarapuava (-2,2ºC). Já em Curitiba, a mínima foi de 2,5ºC, mas hoje deve chegar a 1ºC. Ontem, geou em praticamente todo o Estado.  

Nos últimos dias, até os moradores de regiões do Paraná onde não costuma fazer muito frio, como a norte, estão sofrendo com as geadas. De acordo com o Simepar, as temperaturas mínimas no norte variaram de 4ºC a 5ºC ontem. Na região oeste, a população também tirou os casacos pesados do armário, pois a temperatura ficou muito baixa. ?O fato da massa de ar de origem polar não ser marítima, ou seja, não ir para o oceano, mas, sim, para o norte da Argentina, influenciou no frio nas regiões oeste e norte do Paraná?, explica o meteorologista Tarcísio da Costa, do Simepar.

Já a segunda massa, que chega no domingo, informa Costa, deve ser menos intensa do que a anterior e, ao contrário da primeira, vai se encaminhar ao oceano. Mas isso não significa que os moradores da capital e da região metropolitana não tenham que sair de casa encasacados. ?Em Curitiba, deve ficar tão frio como ontem?, disse o meteorologista. Já o reflexo da segunda massa nas regiões norte, oeste e noroeste não será tão grande.

A última grande onda de frio no Paraná, como a que está acontecendo agora, foi registrada no dia 30 de maio, quando em Palmas os termômetros também marcaram -3,4.ºC – a temperatura mais baixa do ano no Estado. Nos próximos dias, as temperaturas máximas em Curitiba não devem passar de 13ºC (sábado e domingo) e de 17ºC (segunda-feira). No litoral, as mínimas devem ser de 7ºC, e as máximas, 20ºC. Já na região norte, os termômetros oscilarão entre 6ºC e 25ºC nos próximos dias.

Voltar ao topo