Foto: Chuniti Kawamura
Nas ruas, casacos e muita proteção contra o vento gelado.

O frio fora de época esta semana fez com que o curitibano tirasse os casacos do armário em pleno mês de janeiro. No entanto, de acordo com os meteorologistas do Instituto Tecnológico Simepar, as temperaturas médias registradas nos últimos dias não são incomuns no verão. O que está causando a impressão de tanto frio é, sim, o vento resultante de uma massa de ar frio que está sobre o oceano, dando sensação térmica de dois a três graus a menos que a temperatura real.

continua após a publicidade

O meteorologista Lizandro Jacobsen explica que, no verão, sempre ocorrem seqüências de dois a três dias com temperaturas mais amenas. ?A diferença, dessa vez, é que o vento tem se mantido e a ausência de sol deixa a sensação térmica abaixo do valor do termômetro?, diz o meteorologista.

Na tarde de ontem, por exemplo, enquanto eram registrados 18ºC em Curitiba, a sensação térmica ficava em 15ºC, até 14ºC, uma temperatura de inverno que fica ainda mais ?gelada? durante a noite e início da manhã, quando a sensação térmica pode ser de 12ºC, até 10ºC. ?E como estávamos registrando dias muito quentes anteriormente, isso é sentido ainda mais. As pessoas foram pegas de surpresa, mas isso é normal.?

Com a influência dessa massa, as temperaturas máximas no leste do Estado estão até 4º C abaixo da média esperada para a época. Diferente do que acontece no oeste, onde os termômetros chegam a passar dos 30º C.

continua após a publicidade

?É como se dividíssemos o Estado em dois. Um lado com temperaturas amenas e chuvoso e o outro com calor e tempo seco. É curioso mas está acontecendo?, compara o meteorologista.

As chuvas, no caso, são influência do fenômeno La Niña, que redireciona o ar úmido que vem da Amazônia, causando mais chuva em alguns locais em detrimento de outros. Por conta disso, este verão está sendo o mais chuvoso dos últimos dois anos no leste do Paraná.

Calor

continua após a publicidade

A partir de hoje, as temperaturas começam a subir aos poucos na região da capital e nas praias. Mesmo assim, sol mesmo só é prometido para o final de semana.

A temperatura deve ficar na média de 24º C a 25º C, deixando o clima ainda ameno na região. Mas o calor, avisa o Simepar, ainda deve voltar com tudo neste verão, principalmente entre fevereiro e março, época típica de altas temperaturas em todo o Estado.