Frio chega com tudo e muda a paisagem

Uma camada de gelo começou a se formar sobre o gramado do Parque Tingüi, ainda na noite de sábado, mas isso não assustou as capivaras que habitam a região. A temperatura mínima registrada ontem em Curitiba foi de 1,7 grau e, na Região Metropolitana, Pinhais registrou 0,5 grau.

A madrugada de ontem foi a mais fria do ano na cidade de Palmas, região central do Paraná. Os termômetros marcaram 3,3 graus negativos. Houve formação de geada em algumas cidades do Estado. Em Guarapuava e União da Vitória, os índices registrados foram de -1,1 grau e – 0,9 grau, respectivamente.

Polar

De acordo com dados do Instituto Simepar, a queda na temperatura aconteceu devido a uma massa de ar polar que está se deslocando pela região Sul do Brasil. A previsão para hoje é de geada nas regiões sudoeste, sul, central e sudeste do Paraná. Nas demais localidades paranaenses, o tempo será bom e com temperaturas baixas pela manhã. Em Curitiba, a mínima prevista é 2ºC. A máxima deve atingir 15ºC.

O Rio Grande do Sul teve neste domingo a terceira temperatura mais baixa dos últimos dez anos, segundo os registros da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo. Os 6,8 graus negativos verificados no Monte Negro, o ponto mais alto daquele estado, em São José dos Ausentes, foram suficientes para congelar lagos, reservatórios e a água dentro dos canos de diversas casas. O frio também provocou a geada negra, um fenômeno que vai além dos cristais de gelo na superfície e congela também a umidade que está sob o solo e a seiva das árvores, levando-as a uma coloração escura e à morte.

Voltar ao topo