Queda de temperatura

Frente fria se desloca ao mar e chuva dá trégua no Estado

O inverno só começa em 21 de junho, mas os casacos devem ser tirados dos armários a partir de hoje. Uma massa de ar frio que chegou ontem ao Paraná pode derrubar a temperatura em todo o Estado durante a semana. Na capital e no litoral ainda pode chover um pouco, mas apenas garoa, segundo o Instituto Meteorológico Simepar. Nas outras regiões do Estado, a previsão é de sol, com temperaturas mais baixas.

A chuva dá trégua porque, segundo o Simepar, a frente fria se descolou para o mar, dando a vez à massa de ar frio, que como o próprio nome diz, traz queda na temperatura. Hoje, a temperatura mínima em Curitiba será de 8 graus, e a máxima não deve passar dos 17. O cenário segue semelhante até pelo menos quinta-feira, porém, as mínimas podem cair ainda mais na quarta e na quinta-feira, chegando a 7 e 6 graus.

Mais agradável

Nas praias, o tempo será um pouco mais quente e agradável, com mínima de 13 e máxima de 21 graus. O mesmo ocorre na região norte do Estado. No entanto, nas regiões de Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu, as temperaturas mínimas também devem cair para 9 graus nos próximos três dias, e as máximas não passam de 21 ou 22 graus, segundo o Simepar. Já a mínima em Guarapuava nos próximos dias será de 5 graus, e 9 em Cascavel e Foz do Iguaçu.

O Simepar ainda não fez a previsão climática para o inverno. No entanto, o órgão prevê que a partir da segunda semana de abril já começaram a se formar as condições para geadas no Paraná, especialmente nas regiões mais altas do Estado, por exemplo, em Palmas, Guarapuava e Inácio Martins. No outono normalmente tem chuvas espalhadas mas, neste ano, por causa da influência do El Niño, a previsão é que chova pouco acima do normal. A temperatura, segundo o Simepar, não deve ter grandes alterações, se comparar com o mesmo período do ano passado.