46 mandados

Fraudes em licitações em campus da UTFPR são alvos da Polícia Federal

Foto: Divulgação/PF.

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (13) 20 mandados de prisão temporária e 26 de busca e apreensão no âmbito da Operação 14 Bis, que investiga a atuação de gestores e empresas que se uniram para fraudar licitações e contratos no Campus Cornélio Procópio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP).

As investigações da PF apontaram irregularidades em contratos celebrados entre a UTFPR-CP e empresas que prestaram serviços de manutenção predial, manutenção de ar-condicionado, manutenção de veículos, fornecimento de materiais de construção e serviços de reprografia. Há indícios de irregularidades de cerca de R$ 5,7 milhões.

Entre as suspeitas estão obtenção de informação privilegiada, formação de grupo econômico, uso de documento potencialmente falso ou insuficiente para selo de capacidade técnica, pagamentos superiores aos valores contratados, superfaturamento, sobrepreço, frustração de concorrência, suspeita de pagamento de materiais não recebidos ou desviados, entre outros.

De acordo com a PF, a UTFPR recebeu uma denúncia relativa aos fatos apurados e adotou medidas em âmbito administrativo para investigar os contratos. As auditorias resultaram na demissão de dois servidores envolvidos nas fraudes, mediante Processos Administrativos Disciplinares.

Os suspeitos serão conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Londrina e poderão responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e crimes contra o processo licitatório.

A operação

A Operação 14 Bis, alusão à empresa criada para facilitar os desvios, acontece em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU) e Receita Federal. As ações ocorrem nas cidades de Uraí, Cornélio Procópio, Nova América da Colina e Maringá, todas no Paraná.

Golpe usa nome da Polícia Federal para enganar vítimas