Francisco Beltrão implanta ponto de coleta de pneus usados

O Ministério Público Federal (MPF) em Francisco Beltrão, sudoeste do Estado, incentivou a prefeitura da cidade a implantar um ponto de coleta de pneus usados, conhecido como “Ecoponto”.

A proposta foi bem recebida pelo município, que adotou todas as medidas para a concretização, segundo a procuradoria. Desde agosto passado o Ecoponto de Francisco Beltrão funciona na Rua Marília, s/n.º, distrito industrial Ulderico Sabadin, bairro Padre Ulrico. Para lá podem ser destinados pneus velhos e carcaças de pneus, que são encaminhados para descarte ambientalmente adequado.

Pneus II

Ao contrário da medida adotada em Beltrão, a prefeitura de Maringá desativou o Ecoponto que funcionava na cidade e, agora, a Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura do município vai multar os responsáveis pelo descarte de pneus velhos em locais impróprios.

A suspensão do recolhimento se deu por conta de uma decisão do Ministério Público do Estado, levando-se em conta que, conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Condema), é dos fabricantes a responsabilidade de recolher e destinar os pneus inservíveis. De acordo com a prefeitura, fiscais vão identificar e multar quem colocar os pneus no antigo local destinado ao recolhimento.