Frade realiza celebrações de entreajuda em igreja

Há dois anos, frei Ovídio Zanini, que é parapsicólogo, vem realizando na Igreja Nossa Senhora das Mercês (dos frades capuchinhos), em Curitiba, celebrações de entreajuda voltadas à comunidade. Toda quinta-feira, entre 3 mil e 4 mil pessoas de todas as partes da cidade e mesmo de outros municípios da Região Metropolitana comparecem à paróquia para participar da celebração.

A partir de amanhã, das 9h às 12h, no salão paroquial da igreja, ocorrerão celebrações de entreajuda semelhantes voltadas especialmente a empresários e seus funcionários. A iniciativa nasceu da constatação de que em grande parte das empresas brasileiras há discórdia entre os trabalhadores, insatisfação e negativismo em relação às tarefas executadas. Segundo Zanini, 40% dos funcionários de empresas brasileiras são vítimas da síndrome de Burnout, caracterizada pelo estresse gerado no trabalho.

“O estresse vem tomando conta dos empresários e seus funcionários”, diz o frade. “Dentro das empresas, é muito comum haver brigas, pessoas de cara fechada, insatisfeitas com suas funções e com seus salários. Isso acarreta uma angústia muito grande, que sem dúvida afeta a produtividade e a lucratividade das empresas, independente do setor em que elas atuem.”

O estresse no trabalho também acaba afetando a vida familiar do trabalhador. Muitas vezes, a insatisfação profissional faz com que a pessoa busque fuga dos problemas através do alcoolismo, das drogas, da ingestão exagerada de alimentos ou mesmo do sono em excesso. “Em torno de uma pessoa estressada, existem outras quatro ou cinco angustiadas”, afirma. “Quando o estresse toma conta de uma pessoa, afeta todos os setores de sua vida. Nas celebrações de entreajuda dos sábados, vamos auxiliar os empresários e seus funcionários a repensarem e redirecionarem suas carreiras, buscando a satisfação profissional e pessoal.”

Durante as celebrações, são propostos exercícios de relaxamento, concentração e programação da própria vida. O frade esclarece que, embora as atividades sejam realizadas dentro de uma igreja católica, são voltadas a pessoas de todas as religiões. “Durante as celebrações falamos de Deus, mas sem citar religiões. As celebrações são de ordem psicológica e não de ordem religiosa. O clima é sempre de harmonia e positividade”, explica.

Serviço – A Igreja Nossa Senhora das Mercês está localizada na Avenida Manoel Ribas, 966, nas Mercês, em Curitiba. Mais informações sobre as celebrações realizadas nas quintas-feiras (para toda a comunidade) e nos sábados (para empresários e seus funcionários) podem ser obtidas pelo telefone (41) 336-1368, com José Carlos.

Voltar ao topo