Fórum discute problemas do Vale do Ribeira

Integrantes da Agência de Desenvolvimento da Mesorregião do Vale do Ribeira/Guaraqueçaba ? formada por dezesseis municípios paranaenses e 23 do Estado de São Paulo ? se reuniram ontem, no Hotel Sol Inn Graciosa, na entrada de Campina Grande do Sul, para discutir problemas e oportunidades presentes na mesorregião. Estiveram presentes, além de autoridades políticas, empresários e representantes de organizações não-governamentais.

Segundo o diretor superintendente da agência, José Carlos Becker, os 39 municípios entre o Paraná e São Paulo, embora distantes fisicamente, apresentam muitos problemas em comum. “Os municípios da mesorregião do Vale do Ribeira/Guaraqueçaba apresentam estagnação econômica e baixo desenvolvimento social em comparação com regiões próximas. São áreas de subdesenvolvimento, que precisam ser atendidas por programas sociais”, afirma.

Entre os problemas verificados nos municípios estão: falta de infra-estrutura, de habitação, irregularidades fundiárias, pouco desenvolvimento agrícola, desemprego, entre outros. “Para promover o desenvolvimento social da mesorregião, estão sendo formadas câmaras temáticas para discutir assuntos ligados a cada problema”, explica. “A intenção é que os três setores da sociedade passem a interagir, coordenando e gerenciando trabalhos voltados ao desenvolvimento.”

A reunião dos integrantes da mesorregião deve ser finalizada hoje. Porém questões ligadas aos problemas enfrentados pelos municípios devem continuar sendo discutidas. Nos próximos meses, novos encontros devem ser realizados, tanto no Paraná quanto em São Paulo.

Agência

A Agência de Desenvolvimento da Mesorregião Vale da Ribeira/Guaraqueçaba foi criada no ano passado com o objetivo de articular e operacionalizar os projetos do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Mesorregiões Diferenciadas (Promeso), que é uma iniciativa do governo federal, coordenada pela Secretaria de Programas Regionais Integrados, do Ministério de Integração Nacional. Em 2002, a agência recebeu do ministério R$ 470 mil para investir em ações de desenvolvimento social.

Voltar ao topo