Fórum realizado na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) discutiu a inclusão digital, mais especificamente as cidades digitais. No Estado, segundo levantamento realizado pela Fiep, apenas 20 cidades oferecem internet gratuita aos cidadãos.

continua após a publicidade

No entanto, segundo Denis Alcides Rezende, doutor em Gestão Pública, essas inclusões digitais não levam em conta os serviços oferecidos pelas prefeituras. “É muito fácil colocar duas antenas e disponibilizar o sinal de internet. Agora o problema é tornar os serviços públicos acessíveis à população”, afirma Rezende.

Algumas cidades digitais, como Tibagi, nos Campos Gerais, que implantou o sistema em 2010, tiveram seu método de ensino revolucionado, inclusive com o abandono do ultrapassado quadro negro. A gestão municipal de Toledo investiu no programa cerca de R$ 100 mil, um custo relativamente baixo, que além de trazer benefícios para a rede de ensino, quase zerou a inadimplência dos contribuintes com o pagamento do IPTU.

A primeira cidade do Estado a receber o título de cidade digital foi Santa Cecília do Pavão, na região Norte, que implantou o projeto em 2005. Lá, 1,1 mil pessoas estão cadastradas e usufruem do serviço.

continua após a publicidade

Em Curitiba, algumas localidades contam com sinais de internet gratuita para a população, entre elas o Parque Barigui, que reúne milhares de pessoas nos finais de semana. Além do parque, na Praça Rui Barbosa e no Mercado Municipal também é possível obter sinal gratuito.