Em busca de soluções para tornar a bicicleta uma alternativa de transporte mais segura e eficiente, especialistas em trânsito, cicloativistas e ciclistas participaram ontem do 2.º Fórum Curitiba de Trânsito. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), aconteceu durante todo o dia, no auditório do Mercado de Orgânicos.

continua após a publicidade

Segundo o secretário de Trânsito, Marcelo Araújo, a busca pela integração entre todos os meios de transporte foi o objetivo principal do encontro. “Queremos o convívio pacífico entre transporte, carros, motos, ônibus, bicicletas e pedestres”, afirma.

Experiência

Além da experiência da cidade com a implantação de ciclovias e ciclofaixas, foram analisadas e debatidas soluções adotadas por outras cidades. Como o exemplo de Balneário Camboriú (SC), onde vagas de estacionamento foram desativadas para a implantação de ciclofaixa na Avenida Atlântica. “É uma experiência ousada e que estamos analisando e discutindo”, diz o secretário.

continua após a publicidade

De acordo com o sociólogo Pedro Machado, ciclista há mais de 50 anos, Curitiba pode se tornar pioneira na busca por soluções para o uso de bicicletas como meio de transporte.