Fórum buscará soluções para desigualdade social

Será instalado hoje, em Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba, o Fórum Mesorregional de Desenvolvimento, que será gerenciado pela Agência de Desenvolvimento da Mesorregião Vale do Ribeira/Guaraqueçaba. A iniciativa, do Ministério da Integração Nacional, pretende minimizar as desigualdades sociais.

O fórum será uma ferramenta institucional para reunir prefeitos, lideranças políticas, empresariais e de trabalhadores, organizações não-governamentais e técnicos de diversas áreas em torno de projetos de interesse de 39 municípios. Destes, quinze são paranaenses e 24 paulistas.

Segundo o prefeito de Bocaiúva do Sul, também na região metropolitana da capital, Élcio Berti, que será eleito vice-presidente do Fórum, a nova entidade atenderá a interesses de municípios que estão fisicamente distantes, mas que possuem problemas em comum. “A principal intenção será tentar arrecadar recursos junto ao governo federal a serem repassados aos municípios representados pelo Fórum”, declara.

Em paralelo ao Fórum, funcionará a Comissão Permanente de Desenvolvimento Sustentável do Vale da Ribeira, oficializada esta semana. Élcio, que atuará como presidente da Comissão, conta que serão beneficiados os municípios paranaenses de Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Serro Azul, Doutor Ulisses, Adrianópolis, Tunas do Paraná e Bocaiúva do Sul, além do município paulista de Ribeira. “Com a comissão, que trabalhará de forma independente, terei mais condições de me concentrar especificamente nos problemas emergenciais dos municípios que realmente formam o Vale da Ribeira”, declara o prefeito. “Acredito no Fórum, mas acho que os resultados ainda podem demorar um pouco para aparecer e muitos municípios do Vale não podem esperar.”

Entre os problemas que enfrentam os municípios que compõem o Vale e os demais municípios atendidos pelo Fórum estão: desemprego, violência, falta de moradia, saneamento, falta de asfalto, entre outros.

Consórcio ambiental vai proteger Campos Gerais

A região dos Campos Gerais ganhou um consórcio intermunicipal de proteção ambiental. Criado com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental (APA) e Biodiversidade dos Campos Gerais é formado por 12 municípios.

A criação do consórcio intermunicipal foi anunciada na tarde de ontem, em Castro. O grupo é formado pelos seguintes municípios: Piraí do Sul, Lapa, Sengés, Jaguariaíva, Castro, Balsa Nova, Ponta Grossa, Tibagi, Arapoti, Porto Amazonas, Palmeira e Carambeí. A meta é desenvolver ações de controle, proteção e gestão da APA da Escarpa Devoniana.

A escarpa devoniana é um degrau topográfico em forma de arco, que separa o primeiro do segundo planalto paranaense. Nos limites dessa formação geomorfológica, 392 mil hectares foram transformados em Área de Proteção Ambiental. Na APA, encontram-se campos naturais e remanescente da floresta com araucária.

Parceria

“O consórcio criado pelos municípios para proteção da APA vem colaborar com o trabalho do governo”, disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Mário Sérgio Rasera.

Para compatibilizar o uso dessa unidade com a devida proteção de seus ecossistemas, o IAP está dando início à elaboração do plano de manejo da APA.

“Através do plano de manejo, será definido o zoneamento da unidade, especificando limites de uso e ocupação, e normas para exploração dos recursos naturais dentro dos limites da área”, explicou o coordenador de Biodiversidade e Florestas da Secretaria do Meio Ambiente, José Tadeu Motta.

Voltar ao topo