Fortes ventos no Oeste derrubam torres de energia

As fortes chuvas que atingem a região Oeste do Paraná desde a noite de terça-feira por pouco não comprometeram o abastecimento de energia no Estado. Na tarde de terça, os ventos fortes no município de São Pedro do Iguaçu, a 18 quilômetros de Toledo, causaram a queda de nove torres, cinco de uma e quatro de outra linha de transmissão, que só devem ser recuperadas até o dia seis de julho.

Em função do acidente, a usina de Itaipu está operando com apenas uma linha, em corrente alternada. Segundo informações da assessoria de imprensa da Itaipu, a usina está gerando agora 8.500 megawatts, dois mil a menos do que antes do acidente. Para se ter uma noção da força dos ventos, recentemente a empresa Furnas reforçou as torres para suportarem ventos de até 180 km/h.

A ventania, somada ao efeito da chuva de granizo que caiu na região na noite de terça, causou estragos não apenas nas torres, como também nas casas dos moradores de São Pedro do Iguaçu. Segundo a defesa civil, nada menos que 400 residências foram danificadas e houve muito prejuízo nas lavouras, mas ninguém ficou ferido. O município de Salto do Lontra, próximo a Cascavel, também foi atingido e houve danos a 19 residências. No início da noite de ontem, a Defesa Civil recebeu informações de que o município de Ouro Verde do Oeste, próximo a São Pedro do Iguaçu, também foi atingido, mas sem incidentes graves.

Em Curitiba, o dia demorou a surgir. A forte chuva que caiu no início da manhã, após 20 dias de tempo seco, deixou o céu escuro e em muitos pontos de Curitiba os postes estavam acessos às nove horas da manhã. O tempo chuvoso resultou em queda na temperatura – a média foi de 16 graus, o que forçou os curitibanos a tirarem os casacos e os guarda-chuvas do armário. Além do frio, a chuva trouxe os costumeiros transtornos na cidade, como trânsito lento e necessidade de maior atenção dos motoristas para evitar acidentes. Segundo informações do BPTran, o número de acidentes não excedeu a média dos dias em que o tempo está seco.

Pelas previsões do Simepar, hoje o dia deve permanecer chuvoso, com a temperatura variando entre 13 e 23 graus. A chuva deve permanecer até amanhã. Para sábado, há previsão de tempo aberto.

Voltar ao topo