Temporal

Forte vendaval atinge região Oeste do Paraná

Um forte vendaval e uma chuva de granizo danificaram pelo menos 780 casas na região oeste do Paraná, na noite da última quinta-feira. De acordo com informações da Defesa Civil, o município mais atingido foi Santa Izabel do Oeste, com 450 casas destelhadas.

Em Francisco Beltrão, o forte vendaval deixou outras 160 casas destelhadas parcialmente. Registros de outros danos foram verificados nos municípios de Ampére, Quedas do Iguaçu e Manfrinópolis. Além da região oeste, Foz do Iguaçu e Santa Terezinha do Itaipu também sofreram com a mudança do tempo e tiveram casas atingidas.

Ontem, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, informou que áreas de instabilidade devem provocar novas pancadas de chuva.

Assim como ontem, hoje há risco de temporais isolados com chuva, descargas elétricas e rajadas de vento com estimativa de 50 a 70 quilômetros por hora. A ocorrência de mais granizo localizado, principalmente no norte do Estado, não está descartada.

Dalmo Borba/Jornal de Beltrão
Francisco Beltrão: lona faz as vezes de telhado em casa danificada.

Para o início da manhã de hoje, a previsão do Instituto Meteorológico Simepar é de pancadas de chuva e trovoadas por todo o Estado. Embora percam intensidade, as chuvas devem continuar ao longo do dia pelo Paraná.

Em Curitiba, a previsão do Simepar é de chuva leve e moderada, com mínima de 12ºC e máxima de 16ºC. Depois da chuva, as temperaturas devem cair ainda mais.

A orientação para a população é evitar áreas de alagamento, além do alerta para risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras. A Defesa Civil recomenda que se evitem lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

A instabilidade no tempo começou na última quarta-feira no Rio Grande do Sul, avançando para Santa Catarina e Paraná. Agora, de acordo com o Simepar, as temperaturas já apresentam forte declínio entre o Uruguai e o nordeste da Argentina e os ventos provocam a incursão de ar mais seco nas regiões oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul.