Forte neblina fecha aeroporto Afonso Pena

A forte neblina da manhã de ontem na região de Curitiba fez com que o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ficasse fechado para pousos e decolagens. O Afonso Pena fechou às 23h10 de quinta-feira, voltando a funcionar normalmente somente às 9h15 de ontem. Dez vôos foram cancelados devido ao mal tempo.

Com os cancelamentos de ontem já são 90 vôos que não partiram do Aeroporto Internacional de Curitiba devido às condições climáticas da região somente em julho. Este ano já foram cancelados 345 vôos no Afonso Pena. O ILS2-sistema que auxilia aterrissagens-, continua parado desde o dia 6 de julho, quando o cargueiro DC-10 da Cielos del Peru derrubou duas torres do sistema ao pousar.

No Aeroporto do Bacacheri a neblina também causou o fechamento das 7h as 10h15. Segundo a assessoria do Bacacheri, alguns vôos que levam malotes de uma empresa de taxi aéreo foram cancelados.

Mais neblina

A previsão para hoje na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) é de mais neblina na madrugada e de manhã. As temperaturas devem se elevar, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A temperatura hoje na capital deve girar entre 12 ºC e 23 ºC. “Os próximos dois dias serão de sol e tempo estável em todo Paraná. Na terça-feira devem acontecer pancadas de chuva nas regiões Oeste e Sudoeste”, afirmou o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen.

Aeronáutica relembra Santos Dumont

Uma cerimônia militar, realizada ontem de manhã na Base Aérea do Cindacta II (2.º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), em Curitiba, festejou o 130.º aniversário de nascimento do patrono da aeronáutica brasileira, marechal-do-ar Alberto Santos Dumont, comemorado amanhã, dia 20. Todo aniversário do “Pai da Aviação” é lembrado pelos postos da Aeronáutica espalhados pelo País.

O major Bonfim, da Comunicação Social do Cindacta II, explica que existem duas datas importantes para o comando da Aeronáutica: o aniversário de Santos Dumont e o Dia do Aviador, comemorado no dia 23 de outubro ? data em que Santos Dumont fez o seu primeiro vôo com aparelho mais pesado que o ar e com propulsão própria.

A cerimônia ontem foi presidida pelo Major Brigadeiro Vilarinho, vice-diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Na ocasião, foram entregues medalhas de honra ao mérito Santos Dumont, criadas pela Força Aérea para homenagear as pessoas que de alguma forma contribuíram com o Ministério da Aeronáutica. As autoridades homenageadas foram o General Minussi, comandante da Região Militar e o Coronel Zimerfeld, diretor do Hospital do Exército. A cerimônia contou ainda com desfile militar e foi encerrado com coquetel.

Santos Dumont

Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, em Cabangu (MG). Em 1891, foi com a família morar em Paris. Em 1897, após encomendar a construção de um aerostato, conseguiu elevar-se no ar pela primeira vez. No ano seguinte, fez dezenas de ascensões em balões. Em 1899, construiu o Santos Dumont número 4. Dois anos mais tarde, conquistou um prêmio por ser a primeira pessoa a controlar um dirigível, ao decolar de um ponto em Paris, contornar a Torre Eiffel e voltar em menos de 30 minutos. Em 1904, publicou o livro Dans I?air. No dia 23 de outubro de 1906, subiu no seu aeroplano 14-Bis. Em 1909, atingiu, num aeroplano, a velocidade de 70 km/h. Em 1918, publicou a obra O Que Eu Vi e o Que Nós Vemos. Morreu em 1932, aos 59 anos. (Lyrian Saiki)

Voltar ao topo