Força Verde solta 149 aves silvestre em Umuarama

O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde libertou, na manhã desta quarta-feira (12), 149 aves silvestres que estavam sob avaliação veterinária na sede da unidade. A apreensão foi feita em Umuarama, Noroeste do Estado, no início da semana graças a uma denúncia anônima.

Entre as aves apreendidas estavam 84 canários-da-terra, 19 coleirinhas, 16 chupins, 10 sabiás, três maritacas, dois tizius e 15 pombas. De acordo com o tenente Alcimar Crecenció, comandante do 3.° Pelotão do Batalhão da Polícia Ambiental, em Umuarama, a manutenção de ave silvestre em cativeiro sem autorização prevê detenção de seis meses a um ano.

“Além da multa administrativa o infrator responderá, também, processo criminal por crime ambiental, através de termo circunstanciado, já que a pena para esse tipo de infração é determinada conforme o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais”, relatou o tenente.

Os pássaros estavam na casa de Felipe Alves, 76 anos, que ao ser abordado argumentou que havia retirado os animais de seu habitat para protegê-los dos predadores. O argumento não sensibilizou os PMs que lavraram multa de R$ 74,5 mil e autuaram o aposentado em flagrante sob acusação de crime ambiental. Para cada pássaro preso o infrator terá de pagar R$ 500 reais.

Força verde

A Polícia Ambiental Força Verde, é uma unidade da Polícia Militar, especializada no combater a crimes contra o meio ambiente. O policiamento preventivo ambiental tem como missão principal garantir um meio ambiente saudável para as gerações que estão por vir. Qualquer cidadão pode denunciar quem pratica crimes ambientais, assim como os locais onde eles mais ocorrem. As denúncias podem ser feitas anonimamente e a qualquer hora pelo telefone 0800-6430304.