Força Verde resgata tartaruga marinha ameaçada de extinção

O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde da Polícia Militar resgatou, na noite de segunda-feira (24), uma tartaruga marinha na Praia Mansa, em Caiobá, no litoral do Paraná. O animal, que apresentava sinais de cansaço e estava com uma das patas-nadadeiras mutilada, foi levado ao Centro de Pesquisa e Produção de Organismos Marinhos, na praia de Caieiras, em Guaratuba, onde está sob o cuidado de especialistas. Conforme os policiais ambientais, apesar da mutilação ser antiga, a tartaruga era presa fácil, pois tinha perdido forças tentando retornar ao mar.

Foram veranistas que avistaram o animal e ligaram para a Força Verde. Uma equipe de Guaratuba foi até Caoibá para realizar o salvamento. ?Importante ressaltar a participação da sociedade, ao ligar para a Força Verde, demonstrando a preocupação cada vez maior com o meio ambiente e a confiança no nosso trabalho no litoral?, disse o capitão César Lestechen, que comanda a 1.ª Companhia de Polícia Ambiental, responsável pela região do litoral. Ele lembrou que, no verão passado, o batalhão cuidou da desova de outra tartaruga em Pontal do Paraná.

A tartaruga encontrada pelos veranistas na Praia Mansa, em Caoibá, e salva pela Força Verde é da espécie conhecida como tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda ou tartaruga-mestiça. De acordo com os policiais ambientais do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, essa espécie pode ser vista nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e também no mar Mediterrâneo. Mesmo assim, está ameaçada de extinção. Este tipo de tartaruga prefere regiões de águas claras e mornas, pouco profundas, com poucas correntes, e baías.

Para acionar a Força Verde em todo o Paraná, basta ligar para o Disque Força Verde pelo número 0800 643 0304.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.