Força-tarefa multa 43 propriedades que poluem rios

Quarenta e três propriedades rurais da bacia hidrográfica do Ribeirão dos Apertados, em Arapongas, foram multadas por poluir o manancial que abastece Arapongas, no Norte do Estado. Entre os crimes ambientais estão o lançamento de dejetos orgânicos diretamente em córregos e ribeirões, a falta de proteção com vegetação em córregos e nascentes, carcaças de animais a céu aberto, desvio de curso hídrico, disposição inadequada de embalagens de agrotóxicos e a presença de gado em Área de Preservação Permanente (APP). Nessas propriedades, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental – Força Verde emitiram 58 multas, que totalizam R$ 481 mil. Nos próximos dias, outras multas deverão ser emitidas.

As autuações foram resultado da força-tarefa que vistoriou a bacia, entre 15 e 25 de setembro, para identificar focos de poluição no manancial. Participaram do trabalho a Sanepar, o IAP, a Força Verde, Emater, Defesa Civil, Polícia Civil, Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, ong Olho d´Água, Corpo de Bombeiros e Ibama. O resultado foi apresentado na reunião realizada sexta-feira (26), com representantes desses órgãos, do promotor de Meio Ambiente de Arapongas, Elcio Sartori, e da delegada de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, Leonídia Hecke. A força-tarefa foi criada em função de focos de poluição que levaram a Sanepar a interromper o abastecimento de água em Arapongas em 14 de agosto e 14 e 21 de setembro.

O gerenciamento da qualidade de água do Ribeirão dos Apertados agora será feito por um grupo gestor, formado por órgãos governamentais, dentro do Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias. No Paraná, existem outros 38 grupos gestores que fazem esse trabalho. Até 17 de outubro, o grupo apresenta um diagnóstico da bacia, que irá pautar as ações de curto, médio e longo prazos, a fim de assegurar a qualidade da água do manancial. A Bacia dos Apertados está numa área de 114 quilômetros quadrados.

Análises

Segundo a diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Maria Arlete Rosa, a Sanepar irá fazer o monitoramento da qualidade da água bruta, da água tratada e das condições do solo. Para as análises laboratoriais, a empresa firmou uma parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A Sanepar já apresentou ao grupo um plano de monitoramento que vai possibilitar uma visão geral de qualidade da bacia para uma atuação nas áreas mais críticas. Foram indicados 13 pontos da bacia – sete nos Apertados e seis no Ribeirão dos Frouxos – para a coleta de amostras quinzenais em três campanhas programadas e mais duas campanhas que vão ser realizadas depois da ocorrência de chuvas. A Sanepar também irá intensificar o programa Viva a Natureza! Se Ligue na Rede!, com vistorias das ligações residenciais, industriais e comerciais na rede coletora de esgoto de Arapongas, uma vez que a poluição da bacia também ocorre com resíduos urbanos.

De acordo com o promotor de Meio Ambiente de Arapongas, os processos de crimes ambientais que chegam à Promotoria precisam ter continuidade. “A denúncia chega até nós, mas ninguém dá prosseguimento à ação para saber se as irregularidades estão sendo sanadas ou não”. Devido a essa situação, a diretora da Sanepar ressalta que o desafio é conseguir que o grupo gestor tenha agilidade em suas ações e que permita um controle social do trabalho. “Serão realizadas audiências públicas, convocadas pela Promotoria, com produtores rurais, cooperativas e revendas agrícolas, para exposição do trabalho do grupo gestor e de atribuições de responsabilidades”, afirmou.