Fogo toma conta do Parque de Ilha Grande

Continua fora de controle o incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande, no Noroeste do Paraná, que já vai para seu sexto dia.

Nem com a chegada de um segundo helicóptero e uma equipe do Corpo de Bombeiros de Paranavaí e de Cianorte para ajudar nos trabalhos, a brigada de combate ao fogo está conseguindo conter as enormes chamas.

Mesmo com os dois helicópteros retirando água do rio e despejando sobre as chamas, a equipe de terra não consegue nem chegar perto da frente de fogo, que já chega a oito quilômetros, por causa da fumaça e da dificuldade em se locomover no terreno alagado.

O vento forte e o tempo seco na região, na divisa entre os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, favorecem a propagação do fogo, que já destruiu quase 10 mil hectares da mata nativa do parque nacional, e segue avançando tanto para o norte quanto para o sul da ilha.

Com a previsão do Instituto Tecnológico Simepar, de que não choverá nos próximos dias na região do parque, os bombeiros e a administração da unidade de conservação estão descrentes da possibilidade de controlar o incêndio em um curto prazo de tempo.

Além do vento e da falta de chuva, a ausência de um combate adequado nos primeiros dias do incêndio (que teve início no final de semana e prosseguiu na segunda-feira, feriado de 1.º de maio) também contribuiu para que o fogo atingisse um estágio fora de controle.

Voltar ao topo