Fogo consumiu dez hectares no Pico do Paraná

Cerca de 10 hectares foi a extensão da mata consumida até agora pelo fogo no Morro Camapuã, no Parque Estadual do Pico Paraná, a 47 quilômetros de Curitiba. As chamas dos vários focos do incêndio florestal, que começou na manhã da última quinta-feira, já estava sob controle na tarde de ontem, de acordo com informações da Defesa Civil.

“Hoje deve ser feita uma vistoria do local para finalizar o trabalho de rescaldo”, informou o tenente da Defesa Civil Eduardo Pinheiro. Ontem, trabalhava no combate ao fogo uma equipe de 55 pessoas, composta por integrantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e voluntários montanhistas.

No fim da tarde de ontem, a equipe finalizou o combate com o trabalho de remexer a parte do parque queimada para que o fogo não recomeçasse. A umidade relativa do ar inferior a 30% facilitou a propagação das chamas na vegetação. “A ausência de trilhas, a vegetação densa e o terreno íngreme também dificultaram o trabalho”, afirmou Pinheiro.

Voluntários ainda podem se integrar à força-tarefa neste fim de semana. Os interessados em colaborar podem entrar em contato com o técnico responsável pela operação, Harvey Schlenker, pelo telefone (41) 9921-2114.

Mudanças

Há cerca de um ano, aconteceu um incêndio semelhante ao atual no parque. Na ocasião, foram destruídos 70 hectares de floresta. “Desde então, o IAP vem buscando implantar no Pico Paraná o modelo de gestão já implantado em outros parques estaduais, como o Pico do Marumbi e Caminho do Itupava”, informou Schlenker.

Para a próxima semana, está prevista uma reunião entre representantes do IAP e o proprietário da fazenda que serve de acesso principal ao parque para que seja discutida a possibilidade de cadastramento dos visitantes.

Além de integrar todos os envolvidos com a proteção da área, o modelo de gestão planejado pelo IAP inclui plano de combate à incêndio e monitoramento florestal, manutenção de trilhas, instalação de sinalização e ações de busca e resgate.

Com mais de 4 mil hectares de mata atlântica, o Parque do Pico Paraná, além de proteger flora e fauna, abriga parte do conjunto de montanhas que compõem a Serra do Mar, dividindo o primeiro planalto paranaense e a planície litorânea.