Florada de azaléia faz o espetáculo no Lago Igapó

Londrina – Mês pouco chuvoso causa florescimento simultâneo dos mais de 50 espécimes plantados às margens do lago, bem ao lado da prefeitura. Para os que observam de longe, o espetáculo pode ser registrado apenas como um grande painel ilustrado por cor vibrante. Mas para aqueles que sentem-se atraídos pelo contato direto com a natureza, o fenômeno se converte em um labirinto florido com mais de 50 espécimes dispostos numa área de cerca de 100 metros quadrados. A responsável por tamanha beleza, que tem sido vista na área do lago Igapó 1, bem ao lado da Prefeitura de Londrina, é a florada simultânea da azaléia, flor de origem japonesa, facilmente adaptada em solo brasileiro.

O mês pouco chuvoso antecipou o espetáculo natural, segundo o responsável pelo viveiro da Secretaria Municipal de Ambiente, Samuel Cláudio Moraes. “Adiantou mais ou menos um mês porque quase não choveu em junho.” A época propícia para o florescimento dessa espécie é o início da primavera. Segundo Moraes, a florada da azaléia dura cerca de seis meses. “Depois disso, a planta perde as flores. Mas se forem regadas regularmente, as flores podem durar o ano inteiro, mesmo que em menor quantidade”, explicou. Nos jardins que beiram o lago Igapó 1, são encontrados espécimes de diversas árvores e folhagens. Catalogadas, passam de 20, de acordo com o responsável pelo viveiro da Secretaria do Ambiente. A única ornamental que pode ser encontrada na região, além da azaléia, é a primavera, planta rústica que exige poucos cuidados. Segundo Moraes, a maioria das espécies foi plantada há cerca de 20 anos e nunca recebeu nenhum tipo de adubo artificial, o que deve ter contribuído com o desenvolvimento e qualidade das floradas, principalmente da azaléia. “Há uns anos, nós fazíamos uso de grama seca para adubar essas plantas, talvez tenha ajudado”, acredita Moraes. Para conservar a altura dos mais de 50 espécimes de azaléia e manter a grama podada em volta de cada um, assim como em todos os jardins do lago Igapó, 33 funcionários da empresa Visatec Construções e Empreendimentos, contratada pela prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), trabalham diariamente em pontos específicos. De acordo com o encarregado geral da empresa, Valdomiro Rabac, a equipe de roçagem e jardinagem, formada por cerca de 20 pessoas, percorre todos os dias os jardins do lago Igapó, além das principais avenidas da cidade. “Eles fazem o serviço em rodízio. Cada turma vai para determinado local, mas todos são atendidos, diariamente.”

Já a limpeza do lago conta com um barco e quatro funcionários, que utilizam uma espécie de rede de pesca para retirar a sujeira lançada na água. “Encontramos de tudo lá, sacola, pedaço de bicicleta. A gente tem de limpar todo o dia, porque todo o dia aparece sujeira”, comentou. Locais como as pistas de caminhada ao redor do lago e do Zerão também são limpos e mantidos em condições de uso por seis funcionários, que percorrem os espaços durante os períodos manhã e da tarde. Curiosidade As azaléias, que em Londrina podem ser encontradas em diversos espaços públicos, pertencem à família das Ericáceas. A planta tornou-se muito popular e hoje é bastante utilizada como “cerca viva”, compondo maciços em jardins, e até mesmo como objeto de decoração quando plantada em vasos.

A variedade mais popular no Brasil é a Rhododendron indicum que, normalmente, produz flores roxas, fúcsia e brancas, mas graças à intervenção humana, também pode ser encontrada em inúmeras tonalidades, chegando até ao vermelho brilhante.

Voltar ao topo