“Fique por Dentro” vai detectar a aids em 30 minutos

A Prefeitura de Londrina, em parceria com o Governo do Estado, realiza neste sábado (13), às 9h, no Centro de Referência Bruno Piancastelli, o lançamento da campanha nacional “Fique por Dentro” que tem como objetivo a detecção precoce do HIV/Aids. O Centro de Referência fica na alameda  Manoel Ribas, nº 1, na rotatória com a rua Senador Souza Naves.

Por meio de convite do Ministério da Saúde, a solenidade vai contar com a presença do atleta Diego Hipólito. O evento visa chamar a atenção da comunidade para o período da campanha que ocorre de 15 de setembro a 15 de outubro.

Conforme a secretária de Saúde, Marlene Zucoli, a campanha é importante porque estimula as pessoas a realizar, o quanto antes, o exame que detecta a doença. “Hoje as pessoas ficam infectadas durante anos e quando fazem o exame já estão muito doentes. Com a detecção precoce, elas tendem a mudar os hábitos, deixando de infectar outras pessoas, passando a ter mais qualidade e maior tempo de vida”, explicou a secretária.

Segundo gerente do Programa Municipal DST/Aids, Regina Cortez, durante o período da campanha, dez unidades básicas de saúde (UBS) vão realizar o exame gratuitamente. “Vamos atender em todas as regiões da cidade. Os exames serão realizados na própria unidade e o resultado poderá ser divulgado em 30 minutos”, declarou Cortez.

A gerente informou ainda que os profissionais das UBS foram capacitados para fazer o aconselhamento pré e pós consulta. “Antes da testagem, eles vão conversar com as pessoas sobre o que é aids, como se transmite, os exames e o tratamento”, disse. Regina Cortez declarou que a sorologia que é  parecida com o procedimento da testagem do diabetes é simples e rápida. “Uma gota de sangue é suficiente para detectar anticorpos contra o HIV”, ressaltou.

As UBS que vão realizar o teste estão distribuídas por todas as regiões, sendo que, na sul os exames estarão disponíveis na UBS União da Vitória; na norte nas unidades João Paz e Cabo Frio; na região oeste, UBS Alvorada e Santiago; na leste, unidades de saúde Lindóia e Armindo Guazzi e na área central, as unidades vila Brasil, CSU e Centro de Referência.

As pessoas que não quiserem fazer o teste na UBS poderão procurar o Centro de Referência que vai intensificar o atendimento durante a campanha. “O local que já realiza a testagem três vezes por semana vai passar a realizar os testes rápidos de segunda a sexta-feira. No local, também serão realizados os exames tradicionais. A diferença é que o resultado demora até 20 dias”, disse Regina Cortez.