Mesmo tendo fama de ser um povo pouco politizado, o brasileiro não abre mão de seu direito ao voto. Ontem, no último dia para regularização junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a fila em frente ao órgão, no bairro Parolin, em Curitiba, comprovava a disposição das pessoas em exercer o direito ao voto. Uns por desejo de contribuir para melhora do País, outros apenas por obrigação, contudo uma fila que ocupava quase toda a quadra do TRE marcou o cenário da região durante todo o dia. Segundo a estimativa do próprio TRE, cerca de 4,5 mil pessoas foram transferir, retirar ou retificar seu título eleitoral. Após as 18h, quem estava na fila recebeu uma senha para garantir seu atendimento.

Como de praxe, a maioria das pessoas deixou para resolver o problema na última hora. Esse era o caso do encanador Luiz Corrêa, 25 anos, que às 15h20 era o último da extensa fila. “Vim transferir meu título que é de Rosário do Ivaí”, contou, destacando que só na segunda-feira ficou sabendo que o prazo para transferências expirava ontem. “Estou aqui um pouco por obrigação, mas também para ver se ajudo a escolher alguém que faça algo de bom pelo País”, afirmou.

Há sete anos em Curitiba, a doméstica Joana d?arc Lopes, 43 anos, costumava justificar o voto em eleições anteriores. Ontem, ela encarou a fila para conseguir a transferência do título de Ponta Grosa. “Deixei para vir só hoje devido ao trabalho. Quero votar para ver se acerto e o Brasil melhora”, disse.

Segundo a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor do TRE em Curitiba, Nádia Passos, desde o último sábado, o TRE expediu cerca de 10 mil títulos. Há sessenta dias, o tribunal estava trabalhando com plantões nos finais de semana para atender a demanda. “Quem precisa retirar a segunda via do título pode fazer isso até dez dias antes da eleição”, lembrou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade