8 mil perderam o trabalho

Fim do pedágio no Paraná deixa milhares de trabalhadores desempregados

Sem cobrança de pedágio, cancelas foram desativadas. Foto: Alex Silveira/Tribuna do Paraná

Um contingente de aproximadamente 8 mil trabalhadores começou a semana na fila do desemprego com o fim da cobrança de pedágio em 27 praças nas rodovias do Anel de Integração do Paraná. A tarifa deixou de ser cobrada no último final de semana. O número de desempregados é estimado com base nos empregos diretos e indiretos informados pelas próprias concessionárias (Rodonorte, Ecovia, Ecocataratas, Viapar, Caminhos do Paraná e Econorte).

LEIA TAMBÉM:

>> Bombeiros e Samu atendem 27 ocorrências no primeiro final de semana sem pedágio

>> Mercedes, Audi, Passat Variant, Kombi e Fusca novo. Leilão da Setran está recheado de oportunidades

>> Viagem de Curitiba ao Litoral do Paraná não tem mais pedágio; veja como funciona!

Juntas, elas mantinham 2.431 postos de trabalhos diretos e 5.634 indiretos. O desemprego atinge também os indiretos porque os contratos das concessionárias com as empresas terceirizadas, prestadoras de serviços, também foram encerrados, na maioria dos casos.

“O governo e os políticos paranaenses poderiam ter feito mais para a preservação desses empregos”, diz o presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias no Ramo de Rodovias e Estradas em Geral no Estado do Paraná (Sindecrep-PR), Valtair Marques. Segundo ele, se não fosse o atraso entre o contrato vigente e o novo, esses trabalhadores poderiam ser absorvidos pelas novas concessionárias porque são profissionais qualificados.

Fotos: Alex Silveira / Tribuna do Paraná.

Acordos preservam alguns empregos, mas são poucos

O desligamento de pessoal só não foi total porque o governo do estado estabeleceu acordo com duas concessionárias: a Econorte e a Caminhos do Paraná. Pelo acordo, as empresas se comprometem a manter o atendimento nas estradas por mais um ano, mesmo sem a cobrança da tarifa. Os acordos foram homologados na Justiça e estabelecidos em função de pendências que as concessionárias têm com o estado em devido a obras não realizadas.

“Esses acordos são positivos, mas impactam pouco porque o número de postos de trabalho preservados é muito pequeno em comparação ao total”, observa Marques. Ele explica que o Sindecrep-PR representa apenas os funcionários diretos e o desligamento atingiu cerca de 2.400 deles. “A maioria dessas pessoas vive em cidades muito pequenas, onde a oferta de emprego é escassa. Terão bastante dificuldade de se recolocar”, lamenta.



A concessionária Caminhos do Paraná informou que “o acordo permite a preservação imediata de 164 empregos diretos”. A empresa mantinha 600 colaboradores (entre diretos e indiretos) e havia informado que desse total, 580 seriam desligados até dia 3 de dezembro e os 20 restantes permaneceriam até a conclusão das obras em andamento, que seguem até o primeiro trimestre de 2022.

A Econorte, que na vigência do contrato mantinha 400 empregos diretos e 1.000 indiretos, não informou quantos poderão ser preservados com o acordo.

Próxima concessão só no final de 2022

A tarifa deixou de ser cobrada e as canceladas foram abertas para a passagem livre dos veículos por conta do fim do contrato de concessão das empresas com o governo do Paraná, que durou 24 anos. O leilão para a nova concessão está previsto para ser realizado somente no último trimestre de 2022, de acordo com a estimativa do governo federal, que será o responsável pela nova fase de concessões.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro