Fim de semana em prol da cidadania em Guaraqueçaba

O município de Guaraqueçaba, no litoral do Estado, receberá neste fim de semana o Paraná em Ação. Esta é a segunda vez que o município recebe o evento que acontecerá no Colégio Marcilio Dias.

Segundo o secretário especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, as edições do Paraná em Ação em Guaraqueçaba são especiais por se tratar de um município que agrega diversas comunidades carentes que vivem quase isoladas em pequenas ilhas e sem acesso a serviços básicos de cidadania.

Serão feitos gratuitamente registros de nascimento, carteiras de identidade, CPF, título de eleitor, além de atendimentos judiciários inscrição para casamento coletivo, divórcios, separações, guarda de filhos, reconhecimento paternidade – exames de saúde, oficinas de artesanato, atividades de lazer e de cultura, entre outros benefícios.

“Em 2008, quando fizemos a primeira edição emitimos mais de 1.500 documentos. Entre essas pessoas, muitas não tinham a certidão de nascimento e com isso não puderam registrar seus filhos nem requerer benefícios sociais dos governos federal e estadual”, disse Buabssi.

Segundo o coordenador do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, esses casos são bastante comuns em comunidades que vivem afastadas e em situações de extrema pobreza.

“Devolver a cidadania e melhorar a qualidade de vida das famílias mais pobres, em cada um dos municípios paranaenses é o objetivo principal do programa, que está em sua 72.ª edição.

Nesta edição haverá duas ações inéditas, como o fomento de geração de renda com a oficina de biojoias. A coordenadora executiva do Paraná em Ação, Clecy Amadori, diz que além de aprender a fazer as peças, os participantes aprenderão a colher e a tratar as sementes usadas para esse fim.

“Os interessados podem fazer dessa colheita mais uma fonte de renda, pois a procura por esse produto tem aumentado bastante com a comercialização das peças”, afirma Clecy.

A outra novidade é na área da saúde. Além dos exames e orientações existentes na programação do evento, haverá também orientação para casos de câncer de pele feito por um oncologista especialista nesses casos.

Voltar ao topo