Fim das férias escolares na rede municipal

Este é último fim de semana de férias para os 140 mil alunos das escolas municipais e creches da prefeitura de Curitiba. As atividades recomeçarão na segunda-feira, nos 171 centros municipais de educação infantil (CMEIs) e nas 179 escolas municipais. 

Para os professores, pedagogos e educadores as atividades começaram um pouco mais cedo, com a Semana de Estudos Pedagógicos (SEP). Cerca de 15 mil profissionais da educação foram capacitados nas oficinas, estudos e apresentações culturais, encerrados ontem, com a intenção de melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido nas escolas e creches da rede municipal.

Adaptação

Depois de três semanas de recesso, é hora de os alunos voltarem à rotina. Os pais podem colaborar para que os filhos consigam se adaptar com tranquilidade para ter um bom semestre escolar.

Uma das dicas é ajudar a criança a reorganizar seu dia-a-dia, respeitando os horários de refeição e de sono. Também é bom voltar a acompanhar os cadernos e a agenda escolar do estudante para verificar se ele está conseguindo fazer os exercícios e a lição de casa.

Na hora da tarefa, os pais podem incentivar e orientar, mas não devem resolver as questões para os filhos. Prestigiar os eventos e festas comemorativas da escola também é uma forma de valorizar o espaço de estudo da criança.

É importante também continuar a incentivar a leitura e o empréstimo de livros. Os estudantes contam com a Rede de Bibliotecas Escolares, criada em 2005 pela Secretaria Municipal da Educação e formada por 173 bibliotecas em escolas e nos Faróis do Saber.