A temporada de verão no Litoral do Paraná ganhou um reforço importante que já está fazendo a diferença para moradores e turistas em Matinhos. A Sanepar implantou um novo sistema de tratamento de água que está garantindo o abastecimento contínuo mesmo em dias de chuva intensa, quando antes ocorriam paralisações na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.
A tecnologia, chamada de floco-decantador, foi finalizada em dezembro, a tempo de atender a demanda da atual temporada. Com investimento de R$ 6,1 milhões, o sistema aumentou significativamente a eficiência da estação, permitindo que ela continue funcionando normalmente mesmo quando há aumento da turbidez da água.
O Rio Cambará, que desce diretamente da Serra do Mar, é a fonte de captação da ETA Matinhos. Em condições normais, a água apresenta boa qualidade e passa apenas por um sistema de filtragem direta. O problema acontecia em dias chuvosos, quando o excesso de partículas suspensas na água reduzia drasticamente a capacidade de filtragem, exigindo processos adicionais que agora são realizados pelo novo equipamento.
O floco-decantador não fica ligado o tempo todo. Ele é acionado automaticamente quando instrumentos detectam alterações na turbidez da água. O sistema utiliza produtos químicos específicos para aglutinar partículas orgânicas e inorgânicas presentes na água, formando flocos que, por serem mais pesados, são depositados no fundo de tanques através do processo de decantação. Depois desse processo, a água, já mais limpa, segue para a etapa de filtragem e finalização do tratamento tradicional.
Com capacidade para tratar 120 litros de água por segundo, o novo sistema não apenas garantiu tranquilidade para a temporada de verão, mas trará benefícios durante todo o ano, especialmente nos períodos mais chuvosos, evitando que os moradores fiquem sem água nas torneiras.
A nova tecnologia representa um avanço importante para a infraestrutura de saneamento do litoral paranaense, região que recebe grande fluxo de visitantes nas temporadas de férias e precisa garantir serviços essenciais de qualidade.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



