Fiéis lembram Nossa Senhora de Fátima

Para comemorar o dia de Nossa Senhora de Fátima, hoje, estão programadas várias homenagens a partir das 6h, na igreja que leva o nome da santa, na Praça Cova da Iria, no Tarumã, em Curitiba. No encerramento, às 19h, será celebrada missa. As comemorações irão até domingo.

Segundo o monsenhor Estanislau Polakoviski, Nossa Senhora de Fátima recebe este nome porque apareceu para três crianças pastorinhas no dia 13 de maio de 1917, por volta do meio- dia, em Fátima, Portugal. Antes das aparições, um anjo levou mensagens por três vezes para Lúcia, Francisco e Jacinta, anunciando a chegada da santa e pedindo para que eles rezassem muito. Quando tiveram a visão, a senhora solicitou para que elas comparecessem por seis meses no mesmo local.

De acordo com o monsenhor, Nossa Senhora trazia um recado para o mundo, pedindo para que as pessoas se voltassem para Deus e rezassem o terço diariamente. “Particularmente foi pedida essa oração porque é mística”, relata o monsenhor. Os pastorinhos combinaram de não contar a ninguém sobre o ocorrido, mas a informação correu pela cidade e, a cada aparição ? seis no total ?, mais pessoas iam à Cova da Iria. Somente na última vez que visitou as crianças, a imagem revelou que era a Virgem Maria.

Nossa Senhora contou três segredos às crianças. O primeiro relata a visão do inferno. O segundo fala do fim da 1.ª Guerra Mundial e que, se as pessoas não melhorassem, outro conflito surgiria, a Segunda Guerra Mundial. Além disso, anuncia a perseguição da igreja por parte dos comunistas. O último mistério só foi divulgado recentemente e conta que a visão indicava um bispo vestido de branco, trêmulo e cansado, no meio de uma cidade e que depois morreria. Pesquisas revelam que o segredo se refere ao atentado sofrido pelo papa João Paulo II em 1980. “A intervenção de Deus e as orações dos fiéis salvaram o papa”, afirma.

O monsenhor Polakoviski acredita que se a santa aparecesse hoje novamente, ela traria a mesma mensagem de paz, somente com mais intensidade. “Sem dúvida ela diria a mesma coisa, porque em vez de melhorar, só piorou”, avalia. “A violência está aí, a prática religiosa está sendo esquecida. As pessoas precisam continuar orando e conversando com Deus.”

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima fica na Rua Antônio Simm, 4, Tarumã. Seu telefone é o (41) 266-5384.

Voltar ao topo