Retrospectiva 2012

Fevereiro teve rolo em motel e campo de batalha no Centro

Uma quadrilha composta por ex-policiais foi desmantelada já no início de fevereiro. Os marginais usavam os conhecimentos adquirindo durante o treinamento da Polícia Militar (PM) para abordar as vítimas. O bando era especializado em roubar automóveis, geralmente modelos potentes e de alto valor.

Por isso, os ex-PMs escolhiam suas vítimas entre os bairros do Mossunguê, Santa Felicidade, Seminário, Campo Comprido e São Braz, além disso, estavam sempre de cabeça raspada e portavam armas.

Pedófilo bom é pedófilo…

Funcionário do Tribunal de Justiça do Paraná, Mauri Adão Gonçalves Cassou, 49 anos, não pensou duas vezes antes de levar duas menores, de 16 e 17 anos, para um motel em Colombo, região metropolitana de Curitiba. O que ele não contava era com a reação agressiva das meninas à sua insistia em fazer sexo com elas, que acabaram matando Mauri afogado na banheira.

Segundo relato das menores, elas foram com o funcionário público até local porque estariam com fome e ele havia prometido pagar um almoço. O trio chegou ao motel por volta das 13h e até o momento do crime, às 16h30, teriam comido e bebido bastante.

Outro caso de pedofilia que chocou a população aconteceu quando um rapaz de 20 anos molestou o primo de apenas 9 anos e foi flagrado pelo irmão adolescente. De acordo com o delegado responsável pela prisão, o jovem admitiu que tinha “ilusões eróticas pelo priminho”. A consumação do ato sexual também foi confirmada.

Campo de batalha

Fábio Alexandre
PM teve que deixar o Largo pra dissipar a confusão

O pré-carnaval curitibano, no Largo da Ordem, se transformou em um verdadeiro palco de guerra. A confusão começou depois que a PM foi alertada sobre um carro que estaria com o som ligado em um volume muito alto. As pessoas que estava por perto não gostaram da ação e começaram a hostilizar os policiais.

O clima esquentou quando populares jogaram uma garrafa contra a viatura. Depois, vários objetos começaram a ser jogados nos carros dos oficiais. Em contrapartida, os PMs iniciaram uma ofensiva contra os presentes. Cerca de 50 minutos do começo da baderna, os policiais deixaram o local para que o quebra-quebra se dissipasse.

Reféns da chuva

Allan Costa Pinto
Moradores ficaram ilhados devido às grandes chuvas de verão.

Com verão e a intensidade das chuvas, Curitiba registrou diversos pontos de alagamento. No dia 10, os moradores do Rebouças passaram por maus bocados. Em algumas ruas, os carros que estavam estacionaram chegaram a ficar cobertos pela água. Os motoristas que tentaram enfrentar a ira das chuvas acabaram ilhados.

A população da região reclamou que aquela não era a primeira vez que isso acontecia. Eliane Hopner afirmou à reportagem do Paraná Online que já havia perdido tudo em uma enchente em 1999. Mesmo construindo uma nova casa, desta vez mais alta, ela não conseguiu conter que água entrasse no terreno.

Em outra “sessão” chuvas de Nilson Romero, de 59 anos, precisou ser carregado por vizinhos para fugir da chuva. Sua irmã, Leonor Lopes, contou com a ajuda de populares que retiraram o homem, que precisa ficar ligado a um aparelho que auxilia sua respiração. “Estamos reféns da chuva há três anos, por causa da obra na frente”, desabafou Leonor.

A pé

Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana resolveram cruzar os braços em fevereiro. Descontentes com as condições de trabalho, a categori,a pedia reajuste salaria de 40%, embora os patrões oferecessem apenas 7%,

Apesar de o sindicato afirmar que 30% da frota estaria na rua, a população sofreu com o caos no setor e precisou apelar para transportes alternativos, como os táxis. A situação chegou a tal ponto que vans foram autorizadas a fazer o transporte de passageiros na cidade. A situação só foi resolvida no dia 15, quando os grevistas aceitam aumento de 10,5% no salário e acrescimento de R$ 95 no vale-alimentação, que era de R$ 105.

Susto

Um caminhão da Sanepar tombou sozinho na canaleta exclusiva para ônibus na Linha Verde na tarde do dia 24. O acidente acontece no Xaxim e despertou a curiosidade de populares. O motorista não se feriu. Em nota, a empresa afirmou que o incidente aconteceu por causa das chuvas com fortes ventos.

Safadeza

A amiga da filha de Quelvis Ferreira de Souza, de 39 anos, não imaginava o que aconteceria quando foi dormir na casa da amiga. O malandro se aproveitou de que tinha ficado sozinho com a visitante, de 16 anos, quando as suas duas outras duas filhas tiveram de ir ao hospital no meio da noite.

 Apesar de ter negado o crime, Quelvis foi autuado em flagrante e a vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exames que comprovassem o estupro.

Furacão

Depois de vencer o ACP, o Rubro-negro conquistou o primeiro turno do Estadual. Além disso, o Atlético contou com um “empurrãozinho” do Cianorte, que tropeçou frente ao Arapongas fora de casa. Com um placar gordo para o time curitibano, 3 a 1, a equipe, na época comandada por Carrasco, aliviou o peso do coração atleticano – que sofreria bem mais no decorrer do ano.

Assista os vídeos que marcaram o mês de fevereiro.

Voltar ao topo