Fetaep denuncia ao Incra fazenda de Ratinho

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep) irá apresentar formalmente, na próxima semana, ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), denúncia de irregularidades na documentação da Fazenda Monte Azul, no município de Icaraíma, de propriedade do apresentador Carlos “Ratinho” Massa. Cerca de 60 famílias de sem terra não vinculadas a nenhum grupo organizado estão acampadas em frente à área há cerca de um ano.

Ontem, representantes deles e o diretor financeiro e administrativo da Fetaep, Jairo Corrêa de Almeida, se reuniram com o superintendente estadual do Incra, Celso Lisboa de Lacerda. Eles apresentaram cerca de 500 folhas de documentos recolhidos pelos sem terra, que supostamente comprovam a irregularidade: “Eles fizeram um levantamento nos cartórios da região e descobriram que o domínio da fazenda não é todo legalizado. Há suspeitas de que documentos de outros lotes pequenos foram utilizados para esquentar os documentos dessa fazenda”, disse Almeida.

Lacerda destacou ainda que, segundo os sem terra, a área é maior do que está documentado. Haveria inclusive denúncia sobre isso feita pelo Ministério Público em Icaraíma. “Eles alegaram que as terras foram compradas sem documento. Vamos esperar para receber a denúncia formal e posteriormente investigar. É muito prematuro falar antes de que isso aconteça”, disse Lacerda. Ele disse que no ano passado o Incra vistoriou a área e a considerou produtiva, não sendo assim alvo da reforma agrária.

Auditoria

O advogado do apresentador Ratinho e do Grupo Carlos Massa, Guilherme Gonçalves, argumentou que todos os imóveis comprados pelo grupo passam por um rigoroso processo de auditoria: “Foi o que aconteceu nessa fazenda. Verificamos todas as certidões, inclusive as pendências trabalhistas, antes de comprar. Se há alguma irregularidade anterior à compra, o Grupo Carlos Massa é terceiro de boa-fé”.

Gonçalves questionou a ação dos sem terra, que há um ano tentam encontrar maneiras de desapropriar a fazenda: “Primeiro eles disseram que ela era improdutiva, fato que foi desmentido pelo próprio Incra. A Fazenda Monte Azul foi considerada grande e produtiva. Aliás, todas as fazendas do grupo sempre são consideradas modelo de produtividade”, arrematou.

Voltar ao topo