Festival de Caranguejo atrai multidão ao litoral

O Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná começa nesta quinta-feira e segue até domingo no balneário de Shangri-lá, numa tenda de 1.500 metros quadrados montada ao lado do mercado de pescadores. No ano passado, o evento reuniu cerca de 30 mil pessoas. Para esta quinta edição, segundo a secretária de Turismo de Pontal, Francisca Kaminski, são esperadas aproximadamente 35 mil. “O festival é um evento que tem crescido a cada ano. Acontece em janeiro porque é nesta época do ano (entre dezembro e fevereiro) que a legislação ambiental permite a captura do caranguejo”, diz.

<Noticias Relacionadas>

Nos quatro dias de festival, a expectativa é comercializar 20 mil unidades de caranguejo. Os crustáceos são provenientes de mangues de Antonina, Paranaguá e Pontal. “Só os machos são sacrificados; as fêmeas devem ser mantidas na natureza para que a reprodução da espécie seja garantida”, afirma a secretária.

Novidades

O caranguejo comercializado no festival poderá ser saboreado na própria feira, que terá seis barracas gastronômicas. “Também teremos barraca de doces e de chope. Esta é a grande novidade do festival neste ano.”

De acordo com Francisca, o evento deve movimentar não apenas Pontal do Paraná, mas todo o litoral paranaense. “As pessoas vêm para o festival e visitam outros lugares do litoral. Movimentam hotéis, restaurantes e o comércio em geral, gerando lucratividade.”