Apresentação

Festival das Nações no Mercado faz homenagem à Polônia

O 1º. Festival das Nações, que está sendo realizado no Mercado Municipal aos finais de semana, faz homenagem à Polônia neste sábado (05). Considerado pelo Ministério da Cultura Polonês como um dos mais importantes grupos folclóricos do mundo, o Grupo Folclórico Wisla faz apresentações sábado, entre 11h e 12 horas. O grupo será composto por até 30 pessoas, que estarão se revezando em grupos menores para apresentar cantos e danças típicas polonesas.

Em Curitiba, as primeiras manifestações culturais de poloneses aqui estabelecidos datam de 1928, quando a Polônia completou 10 anos de independência. Os imigrantes radicados na capital paranaense sentiram a necessidade de organizar um movimento para a preservação cultural. A partir desse objetivo, foi formado um grupo teatral que em seu repertório possuía cantos e danças folclóricas, tendo como principal incentivador e ensaiador o professor polonês Tadeusz Morozowicz.

No entanto, oficialmente, o “G.F.P.Pr. Wisla” tem data de fundação em 03 de janeiro de 1960. Sua trajetória é marcada por centenas de espetáculos no Brasil e no exterior, com a realização de duas tournées pela Polônia, em 2008 e 2011. No currículo consta ainda a conquista de prêmios importantíssimos como no maior festival de dança do mundo, realizado em Joinville-SC. É também detentor da “Comenda Oskar Kolberg”, a mais importante para um grupo folclórico polonês. Em 1980, o coral do Grupo Wisla realizou espetáculo especial para o Papa João Paulo II e em 1990 integrou o corpo de vozes da Ópera Halka de Stanislaw Moniuszko.

O Festival das Nações é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Abastecimento, como parte das festividades de aniversário de Curitiba, comemorado em 29 de março.

Até 26 de abril ainda serão homenageadas a Alemanha, a Ucrânia e o Japão.

Voltar ao topo