Festa une latinos em Santa Felicidade

O bairro de Santa Felicidade, conhecido em Curitiba pela tradição italiana, recebeu ontem comunidades latino-americanas que vivem no Paraná. A sede foi o Bosque São Cristóvão, onde representantes de dez países mostraram um pouco das suas tradições, culturas e culinária. A 5.ª Festa de Integração dos Povos e Culturas Latino-Americanas foi promovida pela Pastoral do Migrante da Arquidiocese da capital.

Ao longo do dia, foram realizadas diversas apresentações folclóricas, nos quais o público também foi convidado a participar. Além disso, cada país comercializou comidas e produtos típicos. O presidente do Centro Argentino do Paraná, Jorge Rutois, disse que a festa era uma oportunidade para congraçamento das 540 famílias argentinas que vivem em Curitiba, mas também uma forma de ampliar os laços de amizade com a cidade que escolheram para viver. ?Escolhemos Curitiba pela segurança, trabalho e tranqüilidade?, disse. Para a festa, a comunidade argentina trouxe comidas típicas como o bife de chouriço, empanadas, alfajor e, claro, muito vinho.

Já a Associação Cultural José Martí Paraná/Cuba decorou seu espaço na festa com diversos símbolos e ídolos do País, como fotos e pinturas de Fidel Castro, Che Guevara e do menino Mambi.

A vice-presidente da Associação, Teresita Campos comentou que a entidade realiza diversas atividades para integrar as famílias cubanas que moram na capital e para comemorar datas representativas para Cuba. Entre os produtos típicos a associação trouxe cachaças, cigarros e comidas, como o porco assado, moros e cristianos (uma combinação de feijão preto com arroz branco), e mandioca com azeite de oliva, alho e limão.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.