Festa no Bosque João Paulo II homenageia padroeira da Polônia

A fé da comunidade polonesa, expressada especialmente por Nossa Senhora de Czestochowa, a padroeira da Polônia, será celebrada hoje, na festa em homenagem à santa no Bosque João Paulo II, em Curitiba.

Além de conferir todas as expressões da cultura polonesa com grupos folclóricos e exposições, os visitantes também terão a oportunidade de degustar a comida típica daquele país. Na festa, que começa às 11h, são esperadas até duas mil pessoas.

Ao meio-dia será servido o almoço e, às 13h, a abertura da festa ficará por conta da Banda Lyra Curitibana. As apresentações folclóricas dos grupos polonês, alemão, germânico, italiano, grego e português vêm em seguida.

O ponto alto do evento será às 17h, quando Nossa Senhora de Czestochowa receberá homenagens. Em todo o mundo, a comemoração é feita no dia 26 de agosto, mas a festa acontece sempre em um domingo. Nesta data, comemora-se 609 anos da presença da imagem da santa no santuário da Polônia.

No Bosque do Papa, a homenagem à padroeira é realizada há 28 anos, desde que o Papa João Paulo II esteve em Curitiba e abençoou o quadro da santa, que se encontra na capela do Bosque.

Nossa Senhora de Czestochowa foi encontrada por Santa Helena em Jerusalém, que a ofereceu ao Imperador Constantino, seu filho. A imagem ficou em Constantinopla por 150 anos, depois seguiu para a Rússia, onde permaneceu por 300 anos.

Em 1382 foi que aconteceu fato curioso, que está diretamente ligado à fé dos poloneses: o príncipe Ladislau levava a Santa para seu castelo, na Silésia, mas foi obrigado a deixá-la no Santuário da Polônia porque os cavalos empacaram e não seguiram viagem.

Restaurações

A comunidade polonesa aguarda ansiosamente que a Prefeitura de Curitiba restaure três casas que estão dentro do Bosque. As casas foram se deteriorando com o passar dos anos, e estão cheias de cupins.

Segundo administradora do Bosque, Danuta Lisicki de Abreu, o processo para iniciar a restauração já se estende há cinco anos e a expectativa é que comece após a festa. O Bosque do Papa fica na Rua Mateus Leme, no Centro Cívico.