Há 22 anos, Curitiba recebia a visita mais ilustre em seus três séculos de história. No dia 5 de julho de 1980, desembarcava no Aeroporto Afonso Pena o papa Karol Wojtyla, o primeiro polonês a ocupar o trono de São Pedro. Para comemorar a data, serão realizadas hoje,a partir das 10h, festividades que prosseguirão durante todo o dia, no Memorial da Imigração Polonesa, na rua Mateus Leme, na capital.

O papa João Paulo II chegou ao aeroporto em São José dos Pinhais vindo de Porto Alegre. Em sua primeira e única visita ao Paraná, sempre aclamado como “João de Deus”, ele foi recepcionado por mais de um milhão de pessoas que se concentraram em todo o caminho percorrido pelo pontífice do aeroporto ao Couto Pereira. Mais de 65 mil fiéis lotavam as arquibancadas do estádio a sua espera.

Após acompanhar a apresentação de várias danças típicas de sua terra natal, o papa visitou uma genuína casa polonesa, trazida da colônia Tomás Coelho e montada nesta data no gramado do estádio. Após a visita papal, a casa foi transferida para o Parque -onde hoje acontecerão as festividades -e atualmente abriga a capela Nossa Senhora Czestochowa. Também na casa, que é museu e um símbolo para o povo polonês, o papa abençoou um quadro considerado milagroso, uma relíquia.

No domingo, dia 6, Karol Wojtyla celebrou, no Centro Cívico, para mais de 700 mil pessoas, uma missa histórica, que durou três horas, sendo interrompido por 49 vezes durante a homilia, pela multidão com aplausos e saudações. Ele comparou a capital paranaense à Jerusalém de Pentecostes, “pela imensa variedade de raças daqueles que ouvem anunciar a boa nova de Jesus Cristo”, e enalteceu “a prodigiosa integração na miscigenação, em que o Brasil dá exemplo”. O Paraná abriga a maior colônia polonesa do País, o que teve um significado especial para o Santo Padre em sua visita à Curitiba.

Comemoração

A programação da comemoração dos 22 anos da visita do papa terá teatro de fantoches, almoço típico, apresentações folclóricas e musicais e encerrando as festividades, às 17h, biografia da vida do Santo Padre e homenagens oficiadas pelo padre Benedykt Grzmkowski com acompanhamento do Coral João Paulo II e grupos folclóricos. Na festa, uma quermesse venderá produtos típicos da tradição polonesa, como o pierogi (famoso pastel de requeijão, que tem o nome derivado de rogui, que quer dizer chifre, por seu formato pontiagudo).

Como os espetáculos são longos, recomenda-se aos visitantes que levem cadeirinhas desmontáveis para melhor se acomodar. A entrada é franca.

Nova Trento homenageia Santa Paulina

Acontece hoje, no município de Nova Trento, a primeira festa de ação de graças em homenagem à Santa Paulina depois de sua canonização, no último dia 19 de maio. Desde que a madre virou a primeira Santa do Brasil, a pequena cidade, localizada a 74 quilômetros de Florianópolis, em Santa Catarina, nunca mais foi a mesma. O movimento de devotos aumentou consideravelmente. Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Ivana Cardore, antes da canonização da madre a cidade recebia cerca de 10.000 pessoas mensalmene. Hoje esse mesmo número e recebido semanalmente aos domingos.

A cidade com 30 mil habitantes hoje corre contra o tempo para se reestruturar. A mudança é tão grande que, até 30 de setembro, o plano diretor será quase que totalmente modificado. “Tudo é muito novo ainda e um grande desafio para todos nós. Temos que nos adequar à nova realidade”, ressalta Cardore.

Todos os anos, no segundo domingo de julho, é realizada a Festa em homenagem a Santa Paulina, que já virou tradição na cidade. Segundo a irmã Gertrudes Cardorin, da congregação em Vígolo, a última comemoração contou com cerca de 17 mil pessoas. A expectativa para este ano é mais de 40 mil pessoas. ” Esperamos uma festa bem abençoada, com muita fé e ação de graças”, ressalta Cardorin .

Para garantir uma boa festa aos visitantes, mais de 60 policiais estarão presentes. Além disso, várias tendas da saúde estarão montadas para atender os casos de emergência e os hospitais estarão de plantão.

Programação

Às 10h haverá a missa solene celebrada pelo arcebispo de Florianópolis, dom Murilo Kriegere. Estarão presentes diversas autoridades, como o governador Esperidião Amin. A partir das 14h haverá apresentação de grupos folclóricos e demonstração de paraquedismo. E para encerrar o evento, uma missa às 16h.

Serviço

Para chegar à cidade, há duas formas. Uma delas é pegar a BR 101 que dá acesso à BR 470, via Brusque, a 26 km de Nova Trento ou pegar a BR 111,via Tijucas, que fica a 30 Km da cidade de Madre Paulina.

continua após a publicidade

continua após a publicidade