Festa do Carneiro no Buraco começa na quinta

Um show sertanejo marca na quinta-feira, em Campo Mourão, o início da programação da 13.ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco. Os organizadores estimam que mais de 100 mil pessoas vão passar pelo parque de exposição nos quatro dias do evento e o ponto alto da programação será no dia 13, quanto serão servidos 130 tachos do excêntrico prato típico do município.

A maioria dos hotéis da cidade já não dispõe de acomodações para o período da festa e é grande a procura por convites junto as catorze entidades que vão servir o Carneiro no Buraco. Os convites custam R$ 12,00 (adulto) e R$ 6,00 (crianças de 8 a 12 anos) e iguaria típica será servida pela Sociedade Nipo-Brasileira (Sonibram), AABB/Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Centro de Tradições Gaúchas Índio Bandeira, Clube da Justiça, Provopar, Apae e Rotary Clube. Também será servido pelos formandos do Colégio Estadual Marechal Rondon, acadêmicos de Engenharia de Produção Agroindustrial da Unespar/Fecilcam e acadêmicos do Centro Integrado de Ensino Superior (CIES): de Comércio Exterior (quarto ano), de Agronomia, de Direito (terceiro ano) e de Comércio Exterior (terceiro ano).

Diversas melhorias estão sendo executadas pela Prefeitura no parque de exposição e mais de 1.500 mesas e seis mil cadeiras serão disponibilizadas para agilizar o atendimento dos participantes. A festa já é considerada como um dos maiores eventos gastronômicos do Sul do país e a programação inclui diversas outras atrações: Feira Regional da Agroindústria Familiar, rodeio, exibição da Esquadrilha da Fumaça, leilão de gado e ovinos, mostra de carros antigos, palestras técnicas sobre ovinocultura, exposições e 33 apresentações musicais, de dança e circenses com artistas locais e regionais.

Na preparação do prato típico serão utilizados 3.510 quilos de carne de ovino e 2.665 kg de dez tipos de legumes e de uma espécie de fruta. Para o cozimento serão consumidos 260 metros cúbicos de lenha. O Carneiro no Buraco surgiu na década de 60 e foi criado por três pioneiros já falecidos da cidade: Saul Ferreira Caldas, Joaquim Teodoro de Oliveira e Ênio Queiroz.

O prato típico passou a se constituir em uma das principais marcas do município nos últimos anos, divulgando Campo Mourão a nível nacional e internacional. Já o número de turistas que participa da festa realizada sempre no segundo final de semana de julho cresce a cada ano.

O Carneiro no Buraco desponta não apenas pela forma excêntrica como é cozido em buracos (de 1,5 metro de profundidade e 1,05 metro de largura) cavados no chão. Também chama a atenção pela multiplicidade de ingredientes utilizados, os vários rituais que cercam a preparação e o sabor. Leva cerca de 12 horas para ser preparado e é servido com arroz branco, pirão (preparado com o caldo retirado do tacho) e salada de almeirão.

Voltar ao topo