Festa de São Francisco da Ordem abre 25.ª edição

Uma missa celebrada na Igreja da Ordem, setor histórico de Curitiba, às 18h30, vai abrir hoje a 25.ª Festa de São Francisco da Ordem. Uma das principais festas religiosas do País, ela deve reunir cerca de 150 mil pessoas de hoje a domingo, segundo estimativa da Associação dos Amigos da Festa da Ordem, promotora do evento.

Entre as atrações musicais, destaque para o grupo Os Morenos, que se apresenta hoje a partir das 22h, e o Fat Family, que tem show marcado para amanhã, também às 22h. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para entidades carentes, como a Casa dos Pobres São João Batista, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Casa do Pequeno Cotolengo, entre outros, somando quase 200 entidades beneficiadas. O valor arrecadado no ano passado foi de aproximadamente R$ 200 mil.

Ao todos, 120 barraquinhas estarão montadas entre o Largo da Ordem e a Praça Garibaldi, vendendo os mais diversos quitutes. Na antiga sede da Fundação Cultural, será montado um restaurante, coordenado pela equipe dos Hotéis Elo, onde será servido o barreado, prato típico do Paraná. Também haverá barracas tradicionais como a do Coelho da Sorte, Café dos Frades e Delícias do Sultão, além da presença de baianas autênticas, que estarão preparando acarajé e vatapá.

Já a parte musical ficará a cargo de bandas locais como Blindagem, Metralhas Beatles Again e V-8-Rock a Billy, que se apresentam amanhã a partir das 20h30, além das duas atrações nacionais. A Filarmônica Orquestra Show de Antonina e o Coral Asa Branca de Paranaguá também animarão os três dias de festa, juntamente com a apresentações artísticas com grupos folclóricos, bandas, academias de dança, corais, duplas sertanejas e artistas circenses.

O ponto alto da Festa da Ordem acontece no domingo, às 11h, com a tradicional bênção dos animais, seguida de revoada de pombos. Ao meio-dia, está prevista missa na Igreja da Ordem, seguida de procissão com a imagem de São Francisco de Assis. Às 18h30, a missa será celebrada pelo arcebispo D. Pedro Fedalto. Às 20h, haverá apresentação da Banda Lira e às 22h, show com o grupo latino Salsa Tcha Thca Tcha e Mambo de São Paulo.

História

A Festa de São Francisco da Ordem surgiu em 1977 com o objetivo de arrecadar fundos para a restauração da Igreja da Ordem, uma das antigas edificações do patrimônio histórico da cidade. Um ano depois a igreja foi entregue restaurada. Com o sucesso da iniciativa, a festa foi realizada novamente no ano seguinte e subsequente, com a finalidade de arrecadar fundos para beneficiar programas e entidades sociais. Foi com recursos arrecadados durante a Festa da Ordem que o Museu de Artes Sacras foi construído, o Albergue São João Batista reconstruído, depois de ser atingido por um incêndio, e a Santa Casa de Misericórdia reformada. Com o passar dos anos, a Festa da Ordem foi ganhando credibilidade e passou a estender seus benefícios a outras instituições.

Voltar ao topo