Doações

Férias e frio reduzem estoque de sangue no Hemepar

Férias e inverno representam a combinação perigosa contra a manutenção do bom nível de estoques do banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Como em quase todo ano, os estoques estão bem aquém do ideal, e os sangues do tipo O- e B- já entraram em patamar preocupante. As ausências por causa de viagens ou gripes e resfriados provocados pelas baixas temperaturas reduzem drasticamente a média diária de doadores que normalmente somam 150 pessoas, mas ontem, por exemplo, ficou em 85.

Se a tão recorrente “falta de tempo” é o seu argumento para não conseguir doar, saiba que com uma doação, que representa uma bolsa de 400 mililitros, é possível salvar até quatro vidas. “Cada bolsa de sangue doado é fracionada e separada em hemáceas, plasma, plaquetas e crioprecipitado. E isso pode ser usado em até quatro pacientes com necessidades diferentes”, informa a chefe do setor de captação do Hemepar, Nely Coimbra. Embora a situação seja preocupante, ela faz um apelo a quem quiser virar doador. “O doador tem que ser cuidadoso no ato de doar. E cuidado é responder com honestidade ao formulário e ao médico que faz a triagem, pois quem tem comportamento de risco e está contaminado com algum vírus encubado poderá estar contaminando outra pessoa, já que há o risco do exame de sorologia dar negativo”, explica.

Parceria

Nely garante que o doador não perde uma hora entre o tempo de cadastro, preenchimento de formulário, triagem médica, triagem hematológica, coleta do sangue, lanche e repouso. Além de estar com boas condições de saúde, quem quiser doar precisa ir ao Hemepa, na Tavessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV, portando documento oficial com fotos (Registro Geral, carteira de trabalho ou carteira de habilitação).

Segundo o Hemepar, não há risco de zerar o estoque porque as 22 unidades de hemobancos do Estado agem em parceria. Mas, é importante ter em mente que além do período comprometer os estoques, o sangue tem validade e é descartado, daí a necessidade de aumentar o número de doadores. A coleta é realizada de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30 e sábado das 8h às 18h. Não fecha no horário de almoço.

Voltar ao topo