Feriado prolongado reduz as doações de sangue

Diversos bancos de sangue em Curitiba começam a sofrer antecipadamente com a falta de doadores devido ao feriado prolongado de carnaval. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), por exemplo, registra nesta época uma redução de cerca de 30% no número de doadores. Segundo o diretor da Hemepar, Wilmar Mendonça Guimarães, é preciso um amadurecimento na consciência das pessoas sobre a importância da doação regular.

Hoje, o Hemepar coleta em Curitiba diariamente cerca de 120 bolsas de sangue, que são usadas em apenas dois dias. Para Guimarães, apesar de este volume suprir a demanda da cidade, há uma necessidade de aumentar está produção para conseguir estocar o produto em casos de emergências, que são mais freqüentes na época do Carnaval. “Não temos sangue de reserva e se não aumentarmos o número de doadores o problema pode ficar sério”, diz.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, atualmente 58% dos doadores são do sexo masculino e 35% estão na faixa entre 18 e 30 anos. A grande maioria dos voluntários que procuram o Hemepar (58%) são doadores espontâneos, enquanto 42% doam sangue mais de uma vez. Para Gisele Scheffer Alves, irmã do auxiliar de escritório Magno Scheffer Alves da Cruz, que está internado desde ontem na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Evangélico, por ter sido baleado perto de casa, na Cidade Industrial, em Curitiba, a doação de sangue representa uma chance de vida.

História

A Rede Hemepar é formada por 24 unidades, entre hemocentros, hemonúcleos e unidades de coleta de sangue, que fornecem hemocomponentes para trezentos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os hemocentros realizam todos os serviços de hemoterapia (coleta, processamento e armazenamento de bolsas de sangue) e mais os serviços de hematologia (controle de doenças hereditárias do sangue). Eles são responsáveis pelo atendimento de grandes regiões. Quando o Hemepar iniciou suas atividades, em 1985, o Estado contava com apenas 16 hospitais conveniados. No primeiro ano de atendimento, a rede realizou 3.561 coletas, resultando em 9.331 transfusões. Hoje, a rede tem 300 hospitais e coleta 110 mil bolsas de sangue por ano, mas o ideal era conseguir pelo menos 150 mil. (Ana Lúcia Alge)

Serviço ? Quem quiser ajudar basta ir até Hemepar na rua João Prosdócimo, 145, no alto da XV , durante o período das 8h até às 19h. Mais informações pelo telefone (41) 362-2030.

Voltar ao topo