Feira terá principais nomes da gastronomia

De 31 de julho a 4 de agosto, Curitiba será palco de novidades gastronômicas apresentadas na Gourmet&Cia 2002 (1.ª Feira Sul-Brasileira da Gastronomia), no Centro de Exposições do Cietep/Fiep, em Curitiba. Além de ser uma oportunidade para descobrir novos produtos e serviços do mercado gastronômico, o evento reúne alguns dos principais especialistas no assunto.

De acordo com o gerente de marketing, Jackson Hara, da Diretriz Feiras e Eventos -promotora do evento – a feira é um marco para a história da gastronomia paranaense e curitibana, reconhecida internacionalmente pela sua variedade e qualidade. O Paraná vem despertando o interesse de grandes chefs que se limitavam ao eixo Rio-São Paulo.

Atração

A grande atração da feira fica por conta da presença de alguns dos principais nomes da gastronomia nacional. Todos os dias acontecerão aulas de gastronomia com grandes nomes como Celso Freire, Philippe Remondeau, José D?Acampora e Sérgio Arno. Haverá ainda ciclo de palestras sobre vinhos, champagnes, charutos e carnes com profissionais de renome como Cesar Adames, um dos mais conceituados especialistas em charutos do Brasil e o especialista em carnes, István Wessel, proprietário da Carnes Wessel, considerada a mais tradicional loja de carnes do País.

Convidados

Para o chef Celso Freire, do Restaurante Boulevard, de Curitiba, o Gourmet&Cia é um evento que vem para desmistificar a figura do chef, tornando-o uma pessoa mais próxima do público. “Será criado um vínculo muito grande com os clientes, fato difícil de acontecer nos restaurantes”, diz Freire. Para ele, essa proximidade é uma tendência do setor, principalmente pelo grande interesse das pessoas em conhecer mais a fundo a gastronomia.

Durante o Gourmet&Cia, Celso Freire vai apresentar no dia 31 de julho, às 19h30, no espaço denominado “Cozinha dos Chefs”, a preparação de três receitas, todas para o clima frio. De entrada, Celso Freire adianta que vai criar uma sopa; o prato principal será um Chartreuse de Javali, um prato típico da cozinha francesa e como sobremesa, provavelmente, o chef vai escolher uma sopa de morango com pimenta verde, da cozinha franco-italiana.

Três chefs

Além de Celso Freire, comparecerão apresentando as maravilhas da gastronomia, sempre às 19h30, mais três chefs reconhecidos em todo o Brasil: no dia 1º de agosto, Philippe Remondeau, do Restaurante Chez Philippe, de Porto Alegre (RS); dia 2 de agosto, José D?Acampora, do Restaurante Bistrô D?Acampora, de Florianópolis (SC) e, no dia 3 de agosto, Sérgio Arno, do Vecchia Cuccina, de São Paulo (SP).

Especialistas

Na sala dos especialistas, profissionais de várias partes do Brasil vão revelar todos os segredos sobre vinhos, champagnes, carnes e charutos, através de palestras seguidas de degustação. O especialista em charutos, Cesar Adames, jurado no concurso Habanosommelier, em Havana, Cuba, e colunista de revistas como Playboy, Exame Vip, entre outras, vai abordar, no dia 3 de agosto, às 15 horas, alguns tópicos básicos: a produção dos charutos; como eles são elaborados; marcas e formatos disponíveis no mercado e como escolher o melhor charuto considerando o tamanho e a origem e, ainda, como cortar, acender e degustar o charuto.

Para Cesar Adames, Curitiba é uma das melhores cidades para se fumar charuto, no Brasil. “Primeiro, pelo público e, segundo, pela qualidade das tabacarias curitibanas”, diz. Para ele, o charuto é um complemento gastronômico muito ligado à boa comida e à boa bebida.

Todos os dias, 20 pessoas convidadas pela promotora do evento e pela revista Vivre oferecerão um jantar para convidados vips do evento preparado por alguns dos principais novos chefs da gastronomia curitibana.

Para obter informações sobre o evento ou fazer inscrições, basta ligar para Janaína, (41) 335-3377, ramal 103.

Voltar ao topo