Feira mostra importância da família e do meio ambiente para crianças

Despertar nas crianças a consciência ecológica e incentivar a participação dos pais na vida escolar. Juntando esses dois objetivos, a pré-escola curitibana Vovó Esther, no bairro Boa Vista, realizou no último sábado a sua primeira Feira de Ciências.

Segundo a diretora Maristela Georg, a iniciativa de promover um evento científico entre crianças de 2 a 6 anos visa, além do incentivo à pesquisa, propiciar aos alunos e pais uma oportunidade de interação entre família e escola. “A idéia surgiu após a escola ter realizado uma ?Semana dos Animais?. Devido ao grande interesse das crianças, resolvemos abrir a escola para os pais participarem de seus estudos”, afirmou Maristela.

Para a realização da Feira, cada uma das classes adotou um grupo de animais. As crianças mais novas (2 a 3 anos), que cursam o maternal, pesquisaram a vida e o habitat dos animais domésticos. A professora Rosângela Lara coordenou os alunos na confecção de cartazes e maquetes. Para dar mais vida à exposição, os jovens pesquisadores levaram para a escola seus próprios bichos de estimação ? cachorros, peixes, pássaros, etc. “Esse contato com os animais ensina às crianças desde cedo o respeito pela natureza. Durante o trabalho eles demonstraram muito interesse e alegria”, afirma Rosângela.

Os alunos do jardim pesquisaram sobre animais marinhos e aves. Já as crianças do pré, comandados pela professora Débora, aprenderam sobre a vida selvagem. Para ilustrar os estudos, a escola conseguiu junto ao Museu de História Natural exemplares de animais empalhados, que foram expostos junto aos trabalhos. Para completar, as próprias crianças apresentaram os novos conhecimentos delas sobre os animais aos pais. “O trabalho foi muito interessante, pois foi uma novidade, uma atividade que as crianças não sabiam como era. É positivo começar a entender a natureza desde pequeno. E ajuda as crianças a irem se desinibindo”, constatou a professora Cleia Moreira.

Foi o que aconteceu com João Vitor, de 5 anos. Encantado com os golfinhos, ele não largava um bicho de pelúcia. “Ele mora no mar, tem a pele lisa e come peixes e camarões. Pesquisei na internet”, conta.

Segundo Maristela Georg, a intenção é repetir o evento todos os anos. “Passamos às crianças o que é a fauna, preservação e extinção. Agora a idéia é repetir a feira com temas diferentes.”

Serviço:

A Pré-Escola Vovó Esther fica na Rua Vicente Cicarino, 481, Boa Vista. Telefone 357-3176.

Voltar ao topo