Feira do Pinhão começa neste sábado na Praça Osório

Começa neste sábado, na Praça Osório, a Festa do Pinhão 2002, que vai até o dia 30. Serão 50 barracas onde os consumidores poderão comprar pinhão in natura ou cozido, quentão, poncan, comidas típicas de diversas etnias e artesanato em geral. A feira é promovida pela Secretaria Municipal do Abastecimento e Fundação de Ação Social (FAS).

Cerca de 20 toneladas de pinhão in natura deverão ser vendidos na carroça e na barraca da Associação dos Produtores Rurais de Rio Branco do Sul. O quilo do pinhão será vendido por R$ 1,00, o mesmo preço cobrado por três quilos de poncan.

“A Feira do Pinhão é uma grande oportunidade para entidades sociais e produtores de várias regiões do Paraná escoarem a safra de pinhão e poncan, cobrando preços menores que os do varejo tradicional”, diz o secretário do Abastecimento, Delmo de Almeida Filho.

Quentão e pinhão cozido poderão ser encontrados nos estandes de quatro associações filantrópicas: a Fundação Educacional Creche Frei Tito, a Creche Comunitária Jardim Acrópole, a Associação de Idosos Esperança e Luz, da Vila Verde, e a Associação de Moradores e Amigos da Vila São Fernando.

Também estarão na feira o mel e derivados de apicultores de Curitiba e região, empreendedores que ocupam duas barracas do Linhão do Emprego, e quatro estandes do Empório Metropolitano com produtos artesanais e alimentos.

Além dos produtos de época, encontram-se lanches e refeições típicas como o pierog polonês, comida japonesa e baiana, o tradicional sanduíche de pernil mineiro, bolinhos de bacalhau, pastéis, sucos e vinhos, e ainda pães caseiros recheados com pinhão ou lingüiça.

Alimento nutritivo – Cada 100g de pinhão cozido contém 297 calorias, 5,6g de proteínas, 65g de glicídios, 82 mg de fósforo e 39 mg de cálcio, além de 6,8 mg de ferro. A pinha, fruto do pinheiro, contém de 10 a 150 sementes – os pinhões -, muito nutritivos e que servem de alimentos para os animais e ao homem.

No interior, uma das tradições é assar o pinhão nas grimpas, que são clareiras debaixo dos pinheiros. Segundo o ritual indígena, espalha-se o pinhão na terra, cobre-se com ramos secos de pinheiro, e ateia-se fogo. Para comer, é só quebrar a casca com pedaços de galhos.

Os ingredientes para uma farofa de pinhão são uma colher (sopa) de óleo; 2 colheres (sopa) de margarina; uma cebola ralada e sal a gosto. E ainda uma xícara (chá) de pinhão cozido e cortado em pequenos cubos; uma xícara e meia (chá) de farinha de milho amarela); 2 colheres (sopa de salsa picada, e 2 colheres (sopa) de cebolinha picada.

Em uma frigideira, deixe esquentar o óleo e a margarina. Junte a cebola, o sal, e deixe fritar até dourar. Acrescente o pinhão, misture e junte a farinha de milho. Refogue por dois minutos e retire do fogo.

Por último, acrescente a salsa, a cebolinha e mexa com colher de pau, sem deixar que a farinha grude no fundo da frigideira. Está pronto um saboroso complemento de sua refeição.
De segunda-feira a sábado, a feira funciona das 10h às 22h; aos domingos, das 12h às 20h.

Voltar ao topo